Prefeito antecipa pagamento de metade do 13º salário a servidores
O prefeito de Peabiru, Julio Cezar Frare (PL), antecipou o pagamento da primeira parcela referente ao 13º salário dos servidores públicos municipais. A outra parte será depositada na conta dos funcionários em dezembro.
Segundo o gestor, foram destinados em torno de R$ 750.000,00 para a antecipação do benefício. Frare tomou a decisão diante dos desafios que muitas famílias têm enfrentado neste momento de pandemia, que agravou as dificuldades financeiras.
“Ainda que nossos servidores tenham a tranquilidade de ter o seu pagamento de salários em dia, a necessidade de isolamento social, os efeitos nas atividades comerciais e o desemprego em muitas famílias têm trazido preocupação. Peabiru pôde pagar antes porque mantém o equilíbrio das suas contas, apesar da pandemia”, afirmou o prefeito.
Ele ressaltou que a medida também deverá movimentar a economia da cidade. “Por isso, pedimos que comprem no comércio de Peabiru, utilizem os serviços nos bairros, ajudem a nossa economia a se reerguer”, pediu.
A primeira parte do benefício representa 50% do salário, no caso dos servidores que estão na ativa, ou do benefício, se for aposentado ou pensionista. Como não houve os descontos, ela será maior do que a segunda parte do 13º salário que terá os descontos obrigatórios e será paga pela prefeitura de Peabiru no fim do ano.
Frare acrescentou que apesar das dificuldades financeiras agravadas pela pandemia da Covid-19, Peabiru mantém as contas públicas em dias. Além disso, segundo ele, os investimentos em diversos setores não pararam na cidade. A exemplo, a administração vem realizando obras de recape e pavimentação asfáltica em diversos trechos, construção de capela mortuária e moradias populares par a população, entre outros serviços.
“Neste momento difícil apertamos ainda mais o ‘freio’ quando o assunto é gasto público. Com o envolvimento de toda nossa equipe, estamos administrando sempre com os pés no chão para chegar no fim do ano com as contas no ‘azul’”, destacou Frare. Ele pediu também a colaboração da população nas medidas preventivas à Covid-19. “Os números estão reduzindo, reflexo da vacina. Mesmo assim a população deve continuar com as medidas de enfrentamento, evitando aglomeração e sempre usando máscara ao sair de casa”, falou.