Animais são castrados gratuitamente nesta quinta e sexta-feira em Farol
Pelo menos 115 animais entre cães e gatos serão castrados gratuitamente nesta quinta (15) e sexta-feira (16) na cidade de Farol, pelo Programa de Esterilização de Cães e Gatos “CastraPet”, do Governo do Estado. O castramóvel está no pátio do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, atrás da Prefeitura, na rua Bahia, 880. As castrações serão feitas das 8 às 17 horas.
Estão sendo priorizados animais de rua e de famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico. A médica veterinária responsável pelo programa, Girlene Jacob orienta a população sobre alguns cuidados a serem tomados no pré e pós-operatório do animal. O animal deve estar limpo para evitar contaminação cruzada. Também é de fundamental importância a questão do jejum. Se não for feito correto, o animal não se torna apto a fazer o procedimento.
Os animais que serão castrados no período da manhã, o tutor deve alimentá-lo à meia noite do dia anterior ao procedimento. Os que serão castrados na parte da tarde, devem ser alimentados até às 5h30. O jejum de água é de quatro horas. Os cuidados com o animal após o procedimento também são importantes. “É importante o tutor cumprir a prescrição médica administrando os medicamentos prescritos para evitar inflamações e infecções. No dia da castração o animal já vai sair do castramóvel com a medicação. Ou seja, o medicamento deve começar a ser ministrado no dia seguinte ao procedimento”, orienta a médica veterinária. No dia da castração, o animal poderá ser acompanhado por apenas um tutor adulto. Crianças não podem entrar.
A castração dos animais é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, que está dando oportunidade para a população paranaense castrar gratuitamente seus animais de estimação.
O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares e parcerias das prefeituras. As cirurgias são gratuitas e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal. Segundo o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o Paraná é o primeiro Estado brasileiro a desenvolver um programa coletivo de castração gratuita.
Desde 2019, a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo investe cerca de R$ 5 milhões nessa ação permanente de Saúde Única, ou seja, dentro do conceito de saúde animal, humana e ambiental. Na primeira fase, que encerrou em junho, o programa alcançou 45 municípios. Até o final de 2021 serão mais 80 cidades.
O CastraPet é uma iniciativa inédita no Brasil. Equipes de veterinários são disponibilizados pelo Estado, por meio do IAT, para atender prefeituras, população de baixa renda, protetores e ongs, conforme critério e cadastro das prefeituras.
Roncador
Já nos dias 29 e 30 deste mês será a vez de Roncador ser atendida pelo Programa. Um total de 115 animais serão castrados por meio do “CastraPet”. O objetivo é o controle populacional destes animais. Para a realização do programa, foram contratadas duas clínicas veterinárias por meio de pregões eletrônicos.