Mês de agosto será bastante seco e com temperaturas mais ‘agradáveis’, diz Simepar
Após o frio intenso do de julho, agosto iniciou com as temperaturas mais elevadas. O mês será bastante seco, conforme prevê o Sistema de Tecnologia de Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Pelos prognósticos, não há chuvas pelo menos até o próximo dia 20. Até lá o tempo varia em dias ensolarados e parcialmente ou totalmente nublados.
A boa notícia é que haverá o aumento significativo das temperaturas, que variarão entre 9ºC a 18ºC (mínima) com a máxima chegando até 34ºC graus. Historicamente, agosto é mais seco que os outros meses. A preocupação no período, é com o aumento de incêndios já que a vegetação está seca devido às fortes geadas dos últimos dias.
Para esta semana a temperatura mínima variará entre 9ºC a 15ºC e máxima 20ºC a 28ºC. “A partir desta segunda-feira, a estabilidade atmosférica volta a predominar em grande parte do Paraná. Os dias amanhecem com temperaturas mais baixas, mas no período da tarde ficam agradáveis especialmente no interior”, diz o Simepar.
Em 2020, agosto teve chuvas acima do esperado em Campo Mourão. A média histórica é de 75 mm para o mês, mas foram registrados no período 175 mm. De maneira geral, o mês foi chuvoso em toda a região, com vários municípios superando volumes pluviométricos previstos para o período. Na cidade de Mamborê, por exemplo, foram mais de 240 mm; Peabiru (220 mm); Roncador (215 mm); Boa Esperança (170mm); Fênix (163mm); Farol (164mm) e Araruna (115mm).