Rotary lança campanha de doação de sangue em memória a Thomas Bognar

Com o estoque crítico de sangue, o Hemonúcleo de Campo Mourão está precisando de doações. Pensando nisso, o Rotary Clube de Luiziana, em parceria com as secretarias de Saúde e Esportes do município fizeram o lançamento da campanha “Bondade tá no Sangue”. A ação será realizada durante todo o mês de setembro, em memória do jogador de futebol, Thomas Bognar.

Thomas morreu no dia 6 de setembro de 2019. Foi vítima de leucemia. Na época, a cidade se mobilizou para captação de doação de sangue para ele. Infelizmente Thomas perdeu a luta para a doença, mas deixou lições de amor ao próximo.

Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. A doação é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Para ser um doador basta cumprir alguns critérios: apresentar documento oficial com foto; estar bem alimentado e hidratado; estar em boas condições de saúde; se estiver usando medicação informar o nome e dosagem. Caso o candidato tenha tomado a vacina há menos de 30 dias deve informar qual. Podem doar pessoas de 16 até 69 anos.

Outros requisitos são: pesar no mínimo 52 quilos; não ter tido sintomas de gripe ou estar tossindo nos últimos 14 dias; não ter tido hepatite após os 11 anos; não estar grávida ou amamentando; não estar com algum tipo de alergia; não ter problemas cardíacos, renais, diabete, convulsão, bronquite, ou ter feito cirurgia bariátrica, entre outros.

Serviço

Interessados em participar da campanha basta entrar em contato pelo número (44) 9. 9910-2885 (WhatsApp) e falar com Maritania. Já moradores da região, podem fazer contato diretamente com o hemonúcleo de Campo Mourão pelo telefone: (44) 9. 9878-3811 e agendar a doação em nome do Rotary Clube de Luiziana.