Campanha de doação “Bondade tá no Sangue” tem 4 dias de coletas neste mês

Lançada ainda no mês de agosto pelo Rotary Clube de Luiziana, a campanha de doação de sangue denominada “Bondade tá no Sangue”, definiu quatro dias de coletas no Hemonúcleo de Campo Mourão, neste mês de setembro. A ação é realizada em parceria com as secretarias de Saúde e Esportes do município, em memória do jogador de futebol, Thomas Bognar.

As doações serão feitas nos dias 9, 16, 23 e 30 deste mês. O município disponibilizará transporte gratuito até Campo Mourão todos os dias de coleta, com saída às 7h40 da Praça da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, área central da cidade. Moradores interessados podem agendar o dia de doação pelo WhatsApp (44) 9. 9910-2885. Já interessados da região, podem fazer contato diretamente com o hemonúcleo de Campo Mourão pelo telefone: (44) 9. 9878-3811 e agendar a doação em nome do Rotary Clube de Luiziana.

Thomas morreu no dia 6 de setembro de 2019. Foi vítima de leucemia. Na época, a cidade se mobilizou para captação de doação de sangue para ele. A morte do jovem comoveu a cidade. Sempre envolvido em causas sociais, ele era muito querido no município. A campanha, além de ser uma homenagem ao atleta contribuirá ao Hemonúcleo repor o estoque de sangue que nos últimos dias atingiu nível crítico.

Demanda

O Hemonúcleo de Campo Mourão atende solicitações de hospitais de Campo Mourão e região. Por isso é importante retomar o fluxo para equilibrar os estoques, principalmente de sangues raros, como O negativo. Apesar de todos os protocolos recomendados pelas autoridades sanitárias, a pandemia da Covid-19 afastou doadores. Outra situação que também contribuiu para a queda foi o frio intenso dos últimos meses.

O Sangue tem prazo de validade: o concentrado de hemácias (CHM) – 35 a 42 dias, dependendo da solução de conservação; concentrado de plaquetas (CP) – cinco dias; e plasma fresco congelado (PFC), até um ano. Uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos); concentrado de plaquetas; plasma; e crioprecipitado – que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

Requisitos para doação de sangue

A doação de sangue exige alguns requisitos básicos ao paciente: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50 quilos; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato.