Campo Mourão inicia vacinação contra Covid-19 de adolescentes de grupos de risco nesta sexta
O município de Campo Mourão dará mais um passo importante no avanço da vacinação contra a Covid-19 nesta sexta-feira (24). É que a partir de amanhã, a secretaria de Saúde inicia a imunização de adolescentes de 12 a 17 anos de grupos de risco. A vacina será realizada na Casa da Cultura e estacionamento da Unespar, das 8h30 às 16h30.
De acordo com o secretário da Saúde do município, Sérgio Henrique dos Santos, neste primeiro momento receberão a vacina adolescentes que tenham comorbidades, deficiência permanente, e gestantes ou puérperas. “A vacinação começa por este grupo até porque iremos usar um saldo remanescente de reserva técnica de vacinas. Não veio ainda doses específicas para este público”, informou Santos.
Ele disse que o município aguarda posicionamento do Governo Federal para poder avançar na vacinação para os adolescentes em geral sem comorbidade. “É uma ação necessária e importante para este momento onde este grupo específico já será imunizado na nossa cidade”, afirmou.
Santos participou no início desta semana de reunião com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, representando os 25 municípios da Comcam para definição de critérios para o início da vacinação de adolescentes no Paraná. “A continuação da vacinação para os demais jovens vai depender de novas remessas de doses de vacina enviadas pelo Ministério da Saúde”, ressaltou.
O chefe da 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão, Eurivelton Wagner Siqueira, disse que a vacinação dos adolescentes irá aumentar o escudo imunológico contra a doença em todo a região e no Estado, salvando centenas de vidas. Ele lembrou que mesmo a população vacinada, deve manter os cuidados de prevenção ao coronavírus. “A vacina protege contra complicações pelo vírus, mas não impede a transmissão. Por isso, a população deve continuar utilizando máscara, praticando o distanciamento social, e fazendo a utilização de álcool em gel”, falou ele em recente entrevista à TRIBUNA.
A estimativa de quantas pessoas estão elencadas nestes grupos está sendo discutida entre a Secretaria e o Ministério da Saúde e deve ser formalizada nos próximos dias. O Estado deve iniciar as novas estratégias assim que chegarem as doses destinadas para este fim. “As doses específicas para adolescentes e reforço devem ser enviadas nas pautas de distribuição realizadas a partir da semana que vem. Não há como fixar uma data para este início porque dependemos do envio do Ministério da Saúde, mas descentralizaremos para os municípios assim que chegarem e faremos chegar até o braço dos paranaenses”, informou a Sesa.
A inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no Plano Nacional de Imunizações (PNI) foi formalizada pelo Ministério da Saúde por meio da nota técnica nº 36/2021. A orientação do governo federal determina que seja utilizado exclusivamente o imunizante Comirnaty, da fabricante Pfizer, obedecendo a seguinte ordem de prioridade: deficiências permanentes, comorbidades, gestantes e puérperas, privados de liberdade e, por fim, adolescentes sem comorbidades.