Revitalização da prefeitura de Eng. Beltrão prioriza acessibilidade
As obras de reforma na prefeitura de Engenheiro Beltrão estão priorizando principalmente a questão da acessibilidade. O projeto incluiu um estudo para que as obras fossem feitas de forma que garantissem condições de trafegabilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências físicas.
Com isso, o novo projeto exigiu a extração de árvores que estavam com as raízes expostas, danificando a calçada e gerando risco para cadeirantes e pedestres. De acordo com o Departamento de Engenharia do município, o projeto de revitalização contemplará a substituição do calçamento, com o plantio de novas espécies. As árvores que eram mantidas no local estavam prejudicando a recuperação da calçada.
“Nenhuma das árvores retiradas para a revitalização do Paço Municipal era nativa. Agora elas serão substituídas pela espécie Canelinha, por ser uma ótima opção para arborização de cidades, já que possui uma copa arredondada e suas raízes não danificam as calçadas”, afirma Claudinei Martins, auxiliar administrativo da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
A reforma abrangerá a recuperação da calçada de Petit-pavé (histórica), implantação de paver no passeio público (externa), remodelação completa da fachada e pintura externa, além da colocação de paisagismo. O investimento será executado com recursos próprios do município, fruto da economia realizada pela atual gestão.