Paróquia comemora dia de São Francisco e adia bênção de animais
A igreja católica comemora nesta segunda-feira (4), o Dia de São Francisco de Assis, o padroeiro dos animais e da ecologia. Em Campo Mourão a paróquia do Jardim Gutierrez encerrou as novenas no fim de semana e neste dia do padroeiro a missa será às 19h30, presidida pelo bispo Dom Bruno Versari.
Em razão da chuva que caiu no fim de semana, a tradicional bênção dos animais, que seria realizada no domingo (2), foi transferida para o dia 10 de outubro, às 9h30. Na missa desta segunda-feira, Dom Bruno também vai benzer uma estátua de São Francisco que será colocada em frente a igreja, ladeada por estátuas de dois animais.
A paróquia vai realizar ainda um almoço com churrasco no próximo dia 17 de outubro, no salão paroquial. O convite custa 75 reais e a iguaria será servida no sistema drive-thru. “Esperamos, como sempre, a colaboração da comunidade e dos nossos visitantes”, ressalta o padre Gaspar Gonçalves.
São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis (Itália) e foi fundador da Ordem dos Franciscanos. Era filho de um rico comerciante, que fazia parte da burguesia de Assis e tinha prestígio no nome e nas posses financeiras. Se tornou popular entre seus amigos devido a sua vida rebelde, extravagâncias, bebedeiras, roupas caras e por esbanjar dinheiro.
Recebeu seu chamado em Assis durante uma farra com os amigos, onde foi tocado por Deus, e desde então começou a perder o interesse pelo dinheiro, riquezas, posses, passando a se preocupar com os mais necessitados e a viver na pobreza. É conhecido como o protetor dos animais e da ecologia.
Em Assis, na Itália, a construção da igreja começou em 1228 (depois da proclamação da santidade de Francisco) e foi concluída em 1253, graças às doações que chegavam do mundo todo. A Basílica foi construída em dois níveis: o superior está enriquecido com importantes afrescos, entre eles, as 28 cenas que contam a vida de São Francisco e que foram pintadas por Giotto. Já a basílica inferior é mais escura e silenciosa e nela fica a cripta com os restos mortais do santo.