Morre aos 80 anos, o jornalista e empresário Verdelírio Barbosa
Morreu na noite dessa quarta-feira (13), em Maringá, aos 80 anos de idade, o jornalista Verdelírio Aparecido Barbosa, proprietário do Jornal do Povo. O empresário estava internado na UTI do Hospital Paraná há mais de um mês para tratamento de uma pneumonia. O velório segue até as 17 horas desta quinta-feira (14), na capela do Prever em frente ao Cemitério Municipal.
De acordo com a imprensa de Maringá, Barbosa era uma figura bastante conhecida na cidade. Teve uma história de vida ligada ao jornalismo local. Atuou em rádio, televisão e veículos impressos. O jornalista era cidadão honorário do Paraná.
O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), divulgou uma nota em no Twitter lamentando a perda. “Dia triste para Maringá. Perdemos um dos mais importantes nomes do jornalismo local e um cidadão com história de lutas pela nossa cidade. Ao seu trabalho, um muito obrigado. Que Deus conforte o coração de toda família e amigos”, disse Maia.
O secretário de Comunicação da prefeitura, Marcos Cordiolli, também lamentou a morte do jornalista. “Foi-se a figura simpática e cordial que eu regularmente encontrava na Rua XV de Novembro, quando das minhas breves caminhadas no horário do almoço. Fica a lembrança dos precisos apontamentos críticos, da refinada ironia e da generosidade compartilhada em observações criteriosas da vida política da cidade e do país”, disse.
Filho do casal de pioneiros José Firmino Barbosa e Maria Cassiana da Fonseca Barbosa, Verdelírio Aparecido Barbosa nasceu em Potirendaba, na região de São José do Rio Preto (SP). Na década de 1940 morou em Mandaguaçu, na localidade de Guadiana. Em 1951 a família mudou-se para Maringá, onde o jornalista e seus irmãos deram continuidade aos estudos.