Tempestade com ventos de até 91 km/h e granizo assusta moradores e deixa estragos
A chuva com fortes ventos e granizo que atingiu Campo Mourão e vários municípios da região no fim da tarde deste sábado (23), assustou moradores e deixou prejuízos. Em Ubiratã os ventos chegaram a 91 km/h. A tempestade teve início por volta das 17 horas. O dia virou noite. Várias cidades da Comcam foram atingidas por muito granizo. Houve estragos também em lavouras de soja e trigo.
Em Campo Mourão, algumas partes da cidade registraram queda das pedras de gelo, como no Lar Paraná e região do jardim Aeroporto, conforme relatos de moradores. Apesar do susto não há registro de destelhamentos de residências ou queda de árvores.
No município de Ubiratã, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os ventos atingiram 91 km/h, causando a queda de árvores. Já nas comunidades de Paraná do Oeste e Vila Gianelo, na cidade de Moreira Sales, o temporal causou destelhamento de casas, informou o prefeito Rafael Brito do Prado (MDB). “Nossas equipes da Defesa Civil estão atuando para socorrer as famílias”, disse o gestor.
Uma tempestade severa já atingiu o município na semana passada. Os ventos causaram a queda de mais de 20 postes da rede elétrica e centenas de árvores. Foram praticamente dois dias para a Copel restabelecer o fornecimento de energia no município.
Na região, o granizo caiu em grande quantidade também nas cidades de Araruna, Mamborê, Rancho Alegre D’Oeste, Goioerê, Boa Esperança, Roncador, Iretama e Farol. Nesta última, ruas ficaram cobertas de gelo. Foi registrado também um grande volume de chuva.
De acordo com o Simepar, tempestades severas se deslocaram nesta tarde sobre várias regiões do Paraná. Imagens de satélite mostraram núcleos com alta incidência de raios e eventos de granizo em grande parte da Comcam. As maiores rajadas de vento associadas a tempestades ocorridas até este momento foram em Cascavel 96,8 km/h, Ubiratã 90,7 km/h, Santa Helena 89,3 km/h e Assis Chateaubriand 86 km. Continua o alerta de tempestades para as próximas horas em toda a região.