Campanha do Imposto de Renda alerta para doações até dia 31

Até dia 31 de dezembro os contribuintes pessoas físicas que declaram Imposto de Renda no modelo completo podem destinar até 6% do imposto devido a projetos sociais que beneficiam idosos ou crianças e adolescentes. As contribuições serão deduzidas em 2022. Para as pessoas jurídicas, o limite é de 1% sobre a renda, com base no lucro real. Em Campo Mourão, 6,8 mil pessoas físicas podem autorizar a doação.

“É importante que a destinação por parte das pessoas físicas seja feita antes de terminar o ano, porque depois só é possível destinar 3%”, alerta Silvia Andreia Rocha, do Fórum das Entidades. Ela ressalta que o apoio dos contabilistas é fundamental para o incremento da campanha. “Deixar parte do imposto na nossa cidade, para ajudar os projetos sociais prestados aqui, é um direito do contribuinte”, explica.

Silva lembra que a destinação dessa porcentagem do IR não representa nenhum gasto extra ao contribuinte. O valor é deduzido do imposto que a pessoa já tem que pagar, ou seja, o percentual doado deixa de ser recolhido ao caixa do governo federal e é diretamente destinado ao Fundo Municipal escolhido, seja para a criança e adolescente ou idoso.

“É um modo pelo qual a lei autoriza a permanência dos valores nas políticas públicas de proteção à infância e à juventude e permite que o contribuinte, sabendo a destinação de seu imposto devido, fiscalize a correta aplicação dos recursos”, acrescenta.

Em Campo Mourão, atualmente 10 entidades são beneficiadas com os recursos da campanha. Este ano a arrecadação atingiu o recorde de R$ 1,4 mil. “É um resultado muito expressivo que nos deixa muito satisfeitos, mas pelo número de contribuintes que pagam imposto, o município tem condições de destinar mais de R$ 2 milhões, por isso temos que intensificar o trabalho de conscientização”, observa.

As entidades beneficiadas atendem pessoas que necessitam de assistência social e que atualmente passam por sérias dificuldades financeiras. “Essas instituições prestam um relevante serviço de utilidade pública e algumas correm risco até de paralisarem as atividades por falta de recursos, por isso é imprescindível essa campanha”, comentou o prefeito Tauillo Tezelli.

A liberação dos recursos é realizada pelos conselhos após análise, aprovação e fiscalização dos projetos apresentados pelas entidades, que também passa por análise do Tribunal de Contas do Estado. Estão aptas a receberem recursos da campanha o Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam; Centro de Educação Santa Rita; Casa Lar Infantil Miriã; APAE; Abrigo masculino A Mão Cooperadora; Lar Dom Bosco; Associação dos Amigos do Autista; Associação Sou Arte e Associação Dojo.com.