Período de férias reduz estoques de sangue e Hemonúcleo de Campo Mourão pede doações
Início de ano é período de férias para muita gente. Com isso, o movimento no Hemonúcleo de Campo Mourão diminui, reduzindo consequentemente o estoque de sangue, já que alguns aproveitam para viajar. 2022 iniciou com a sala de recepção da Unidade do município boa parte do tempo com cadeiras vazias à espera dos doadores.
Com isso, o banco de sangue pede a colaboração dos doadores de toda região. “Neste período de férias estamos tendo uma baixa procura pelos doadores nesta semana”, informou o Hemonúcleo. O banco de sangue está atendendo no período da manhã durante essa semana, das 07h30 às 11 horas e por agendamento. Para agendar basta acessar o link www.saude.pr.gov.br/doacao.
Para manter o estoque adequado são necessárias muitas doações. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. Homens podem doar sangue a cada 60 dias e, no período de 12 meses, até quatro doações, e mulheres em um intervalo de 90 dias, e no período de 12 meses, até três doações.
A preocupação é que justamente neste período, quando a cidade fica mais vazia, é que costuma aumentar a demanda de sangue por conta de acidentes de trânsito, mais comuns nesta época. Por isso, o Hemonúcleo de Campo Mourão ressalta a importância de manter as doações para manter os estoques em dia.
Além disso, a unidade atende também demandas não só de hospitais de Campo Mourão, mas de toda região. Conforme o chefe do banco de sangue, Reginaldo Rigueti, há necessidade de todos os tipos de sangue, mas os RH negativo são os mais raros e os estoque sempre estão em baixa. Vale lembrar também que os componentes do sangue têm prazo de validade. Por isso deve haver o movimento constante de doadores para manter reservas e o estoque fora de risco.
Pessoas que já tiveram Covid-19 também podem ajudar outros pacientes doando plasma, um dos componentes sanguíneos. Essa parte líquida do sangue concentra grande quantidade de anticorpos que agem no combate à infecção – é o chamado plasma hiperimune ou plasma convalescente.
Critérios para doação
* Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
* Pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação);
* Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação);
* Pessoas imunizadas contra a Covid-19 podem fazer doações de sangue normalmente, desde que aguardem o período estipulado para cada tipo de vacina;
* Durante a vigência da pandemia, doadores acima de 59 anos completos deverão, preferencialmente, permanecer em suas residências.