Vacinação contra Covid-19 perde ritmo na região com diminuição de envio de doses

A campanha de vacinação contra a Covid-19 que seguia a ‘vento e popa’ nos municípios da região de Campo Mourão perdeu o ritmo nas últimas semanas devido a diminuição do envio de doses à Regional de Saúde pela Secretaria Estadual de Saúde do Paraná (Sesa). O Estado, por sua vez, recebe o medicamento do Ministério da Saúde. Ou seja, fica dependente do Governo Federal.

As vacinas, que até meados de novembro, chegavam a vir em até duas remessas semanalmente, voltaram a vir praticamente a ‘conta gotas’. A última remessa recebida pela região foi dia 18 deste mês: 21.828 doses.

Do carregamento, apenas 438 doses da Pfizer para a primeira dose, 7.368 doses para a segunda dose, 12.192 para a dose de reforço, e 1.830 doses da Pfizer Infantil para imunização de crianças de 5 a 11 anos.

Em Campo Mourão, por exemplo, onde a imunização vinha sendo feita todos os dias em grupos variados, o cronograma semanal tem ‘encolhido’ cada vez mais. À população que espera a 3ª dose, ficam os questionamentos de quando será imunizada. A imunização a este público, aliás, há dias não acontece na cidade.

Alguns moradores relatam que chegaram a comparecer aos locais de vacinação até por três vezes, porém a vacina acabava sem atender a demanda. “Filas enormes e vacina acabada. Quanto mais demora, mais aumenta a fila, pois aumenta o número de pessoas para a terceira dose. Tem previsão de data? Tem vacina?”, questiona uma moradora da cidade.

A situação não é exclusiva de Campo Mourão. Vários outros municípios enfrentam a mesma dificuldade. Em alguns a situação é ainda mais grave por causa de pessoas de grupos prioritários que não compareceram para receber as doses subsequentes.

Conforme autoridades de Saúde dos municípios ouvidas pela TRIBUNA, após a chegada da variante Ômicron, houve um aumento na procura pela vacinação, até mesmo de pessoas que ainda não havia se vacinado. Porém a quantidade de doses não está sendo suficiente para suprir a demanda.

Números

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, 528.500 doses de vacinas foram aplicadas nos 25 municípios da Comcam desde o início da campanha de imunização contra a Covid-19. Dados atualizados até essa segunda-feira (24). Deste total, 246.908 foram da primeira dose, 217.203 (D2), 8.328 (D. Única), 53.330 (D. Reforço) e 2.731 (Adicional).