Surto de Covid já atinge 20 internos e 7 funcionários do Lar dos Idosos
O surto de Covid-19, que no início da semana havia atingido 10 idosos no Lar de Idosos São Joaquim e Sant´Ana, de Campo Mourão, agora já chegou a 20 dos 46 internos. Três estão internados na enfermaria e um na UTI da Santa Casa. Dos 38 funcionários, sete também testaram positivo para a doença e três considerados suspeitos.
No comunicado divulgado na terça-feira, o Lar informou que todos os internos já receberam as três doses da vacina. “No sábado alguns idosos apresentaram sintomas gripais, sendo isolados imediatamente. Na segunda-feira, passados três dias dos sintomas, todos foram testados com testes rápidos”, informou a instituição. Os colaboradores positivados já foram afastados de suas funções.
A instituição afirma que desde o início da pandemia todos os protocolos de prevenção recomendados pelas autoridades de Saúde estão sendo observados, entre eles controle de visitas e isolamento. “Nesse momento contamos com o apoio e orações de toda comunidade para que tão logo isso passe possamos voltar à normalidade”, enfatiza o documento, assinado pelo presidente do Lar, padre Adilson Naruishi.
O primeiro surto de Covid na instituição foi registrado em julho de 2020, quando ainda não havia sido liberada a vacina. Na época, 11 internos morreram.
Doações
Em razão da contaminação dos idosos, a direção pede a colaboração da comunidade com doações de itens como gêneros alimentícios e de higiene, como Nutren 1.0, água de coco e Gatorade.
“Devido a doença alguns estão tendo diarreia e assim aumentou o consumo de fraldas e sacos de lixo de 100 litros”, informa a direção. Também é solicitada doação de sabonete líquido, papel interfolhado e copos descartáveis de 180 ml.