Eng. Beltrão adota laudo de laboratórios e farmácias como atestado para pacientes com Covid ou H3N2
O prefeito de Engenheiro Beltrão, Adalmir José Garbim Júnior, assinou decreto, publicado no órgão oficial do município desta quarta-feira (2), estabelecendo que laboratórios clínicos e farmácias do município passem a fornecer comunicado de isolamento domiciliar a moradores que apresentarem exame laboratorial ou teste rápido positivo para Covid-19 ou gripe H3N2.
O decreto estabelece alguns requisitos para a medida como: o comunicado e o resultado do exame deverão integrar o corpo do laudo emitidos em um único documento e substitui a necessidade de atestado para afastamento no trabalho e qualquer outro fim; e obrigatoriedade da identificação do profissional, devendo constar seu nome completo, assinatura e número de inscrição profissional.
“As empresas e demais pessoas jurídicas de qualquer natureza deverão manter afastados do ambiente de trabalho os funcionários próprios ou terceirizados, estagiários, sócios, fornecedores, colaboradores, voluntários, prestadores de serviços, entre outros em isolamento domiciliar, em casos de positivação, até o final do prazo recomendado”, determina o município no decreto.
De acordo com o prefeito, o objetivo é evitar o deslocamento do morador infectado às unidades de saúde ou hospital da cidade somente para obter o atestado depois de ter testado positivo em testes na rede privada. “É uma medida para proteção dos demais moradores e uma forma de conter a disseminação da Covid-19 e gripe”, ressalta.
Caso os sintomas ultrapassem sete dias, o paciente deverá comparecer ao serviço médico para atestado complementar. Ainda conforme o decreto, o descumprimento às medidas acarretará na responsabilização cível e criminal de quem não cumprir as normas. “O morador que testa positivo é obrigado, por lei, a permanecer em casa em isolamento”, lembra o município.
A cidade de Campo Mourão também adotou esta estratégia na semana passada a fim de otimizar os serviços de saúde pública, evitando que pessoas compareçam às unidades de saúde somente para requerer o atestado mesmo depois de positivadas. A prática, além de colocar em risco a saúde pública, devido a circulação de pessoas infectadas, acaba gerando aglomerações desnecessárias nas unidades.
Números
A cidade de Engenheiro Beltrão tem 183 casos ativos de Covid-19 e 29 moradores com suspeitas da doença. Além disso, outros 373 vêm sendo monitorados pela secretaria de Saúde. Desde o início da pandemia, o município acumula 2.348 casos, sendo 1.256 infecções em mulheres e 1.092 em homens. Curados são 2.136. A cidade contabiliza 29 mortes em decorrência de complicações da doença.
Conforme último balanço divulgado pela secretaria de Saúde, Engenheiro Beltrão aplicou até essa terça-feira (1º) 24.499 doses de vacinas de um total de 25.468 recebidas. Foram 10.596 referentes à 1ª dose; 10.001 (D2); 3.503 (D.Reforço); 322 (D. Única); além de 77 crianças vacinadas. Vale lembrar que o avanço da imunização depende do envio de doses pelo Estado.