Barbosa Ferraz tem recorde de casos de Covid-19 em janeiro em 20 meses; Saúde alerta para cuidados
Balanço divulgado na manhã desta segunda-feira (7) pela prefeitura de Barbosa Ferraz, revela que o quantitativo de casos da Covid-19 em janeiro deste ano bateu recorde desde junho de 2020. Foram 890 pessoas contaminadas somente nos 31 dias de janeiro, média diária de 28,7 casos. A cidade tem uma população estimada de 11.287 pessoas, conforme estimativa do IBGE, de 2021.
O aumento expressivo de casos deixa a Saúde em alerta, que apela à população para que mantenha os cuidados de prevenção, como uso de máscara de proteção, álcool em gel e evitar aglomerações. De acordo com gráfico divulgado pelo município, a contaminação pelo vírus teve meses de baixas e altas. Porém, em janeiro, o aumento foi astronômico. O crescimento pode ser justificado à nova variante circulante do vírus, a ômicron e às festividades de fim e começo de ano, período de aglomerações, ocasião em que boa parcela da população relaxou com os cuidados.
De junho de 2020 a janeiro deste ano, o município registrou um acumulado de 2.544 casos de Covid-19, sendo 1.339 de janeiro a dezembro de 2021. Nos últimos 20 meses, junho de 2020 foi o mês com menor número de casos, apenas 18. O maior foi confirmado em janeiro deste ano (890); maio de 2021 (321); e abril também do ano passado, 207. Veja o comparativo completo no gráfico na matéria.
De acordo com último boletim covid divulgado pela secretaria de Saúde do município, a cidade tem atualmente 314 casos ativos de coronavírus e apenas dois suspeitos. O acumulado de confirmações, desde o início da pandemia é 2.649. Foram notificados 6.158 casos suspeitos, sendo descartados 5.301. Recuperados somam 2.287. Já os óbitos são 48.
O aumento de casos de Covid na cidade aumentou também a procura por vacinação. Na sexta-feira (4), por exemplo, uma cena chamou atenção. Era ainda 2h40 da madrugada e nem mesmo o tempo chuvoso afastou os pais de levarem seus filhos para receberem a vacina contra a Covid-19. Uma grande fila se formou na Unidade Básica de Saúde Santa Rita. Porém a quantidade de doses recebidas para o público ficou aquém do esperado: só 72. Crianças de 5 a 11 anos podem se vacinar.
A situação chamou atenção até mesmo do secretário de Saúde do município, Leandro Mello, que parabenizou os pais pela preocupação em levarem os filhos para vacinar. No entanto, criticou a pouca quantidade de doses enviada ao município. Afirmou que o volume enviado está longe de atender a demanda. “Estamos indignados com as autoridades maiores por não estarem mandando um número maior de doses para os municípios. Não só de primeira dose, como de terceira. Haja vista que existe uma grande procura por essas doses e os municípios estão recebendo uma quantidade muito pequena”, frisou.
Transporte escolar suspenso
Ainda em Barbosa Ferraz, o aumento de casos de Covid-19 entre motoristas, obrigou o município a suspender temporariamente o transporte escolar urbano. As aulas presenciais na cidade foram retomadas nesta segunda-feira (7).