Quinta do Sol abre inscrições para nova fase do programa “Caixa d’Água Boa”
A prefeitura de Quinta do Sol abriu a partir dessa quarta-feira (9), as inscrições às famílias interessadas no Programa do Governo do Estado “Caixa d’Água Boa”. Quem se enquadrar nos requisitos e tiver interesse tem até o dia 28 deste mês para se inscrever nesta nova fase. No início deste mês, a cidade já havia sido contemplada pelo programa juntamente com os municípios de Boa Esperança e Roncador.
“Se você tem casa própria, reside na área urbana e não possui caixa d’água, compareça o mais rápido possível ao CARS para se inscrever no programa e receber a sua caixa d’água instalada”, ressaltou a prefeitura.
O programa, coordenado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), contempla famílias com renda per capita de até R$ 550,00, que residem na área urbana. De acordo com o prefeito de Quinta do Sol, Leonardo Romero (PSD), pelo programa, várias famílias passarão a ter mais qualidade de vida. “E justamente quem mais precisa é atendido”, frisou, ao ressaltar que a iniciativa dá mais segurança e tranquilidade aos moradores que não possuem caixa d’água em casa.
Desde o lançamento do programa, em 2019, já foram beneficiados na região Altamira do Paraná, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Corumbataí do Sul, Fênix, Iretama, Moreira Sales, Nova Cantu, entre outros municípios.
No ano passado, o projeto beneficiou 64 municípios e 1.800 famílias no Paraná. O programa é desenvolvido em parceria com a Sanepar, com objetivo de beneficiar famílias em situação de vulnerabilidade social, moradores da área urbana nos municípios prioritários com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), com indicadores sociais e econômicos mais críticos do Estado.
Pelo projeto, a Sanepar doa os conjuntos compostos por reservatório domiciliar com capacidade de 500 litros, tubulação e base metálica. E a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho dá um auxílio financeiro no valor de R$ 1 mil para cada família para ser aplicado na mão de obra necessária à instalação. Já os municípios são responsáveis pelo armazenamento e distribuição dos materiais que compõem o kit e também pela fiscalização da instalação.
Os recursos para o programa são oriundos de um contrato do Estado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê regularização fundiária de assentamentos precários e produção ou melhoria de moradias urbanas e rurais – na qual se insere o programa. Neste ano o “Caixa d’Água Boa” vai atender 1,5 mil famílias de 51 municípios. O projeto já beneficiou 4 mil famílias em 143 municípios desde que foi implementado, em 2019.
Para participar do Caixa d’Água Boa as famílias precisam atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; possuir renda de até meio salário mínimo nacional por pessoa; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social, conforme o Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR) do Programa Nossa Gente Paraná.