Comcam realiza eleição nesta sexta para definição da nova diretoria
A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), realiza eleição nesta sexta-feira (18), para escolha de sua nova diretoria. O atual presidente da entidade é o prefeito de Araruna, Leandro Cesar Oliveira.
A votação está programada para início às 11. Até o momento não há definição sobre um novo presidente. Historicamente, as eleições da entidade sempre acontecem com chapa única consensualmente entre os prefeitos. O objetivo é evitar divisão de municípios dentro da associação. O estatuto da Cocam permite a inscrição de chapas até uma hora antes da assembleia.
Desde que assumiu a entidade, o atual presidente conseguiu cumprir com seu principal objetivo, que era fazer as máquinas da patrulha rural, do Condescom, ‘braço direito da Comcam’, entrarem em funcionamento. Os equipamentos já estão no trecho desde o fim do ano passado. Já foram atendidas as cidades de Ubiratã e Iretama.
O comboio de máquinas é composto por um caminhão caçamba basculante, uma escavadeira hidráulica, uma motoniveladora, uma retroescavadeira, um rolo compactador vibratório, uma pá-carregadeira e um trator agrícola. A patrulha foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões.
Outra meta do atual presidente era o fortalecimento do Condescom e aprimorar o serviço de engenharia que a entidade presta aos seus municípios associados. “De forma geral, acredito que fizemos um bom trabalho até aqui e o mais importante, com os demais prefeitos nos apoiando”, avaliou Leandro.
Também nesta sexta-feira, a partir das 8 horas, os prefeitos se reúnem para discutir ações ligadas ao Condescom. Está na pauta ainda, durante o encontro, discussão sobre o novo piso salarial do magistério, com representante da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).
A Comcam
A Comcam foi fundada em 30 de julho de 1969 para a coordenação, planejamento e integração administrativa, econômica e social dos municípios da microrregião doze do Estado do Paraná, polarizada por Campo Mourão, sendo uma sociedade civil, de duração indeterminada, com sede e foro na cidade de Campo Mourão.
Inicialmente a Associação foi fundada pelos prefeitos de 19 municípios, sendo eles: Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Engenheiro Beltrão, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Mamborê, Mariluz, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quinta do Sol, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.
Em 1997, Quarto Centenário, desmembrado de Goioerê, completou a atual estrutura administrativa da Comcam, sendo o 25º município a aderir à entidade. O então prefeito de Campo Mourão, Horácio Amaral foi o 1º presidente da entidade, tendo sido reeleito em 1970, 1971 e 1972.