Vendaval derruba árvore de cerca de 500 anos símbolo da Rota da Fé

Uma tempestade localizada acompanhada com fortes ventos, na tarde dessa quarta-feira (16), na Fazenda Boa Esperança, na região do Salto Boicotó, em Luiziana, derrubou uma grande árvore de cerca de 500 anos que se tornou símbolo da Rota da Fé, um dos maiores eventos de turismo religioso do Paraná. A reportagem tenta confirmar a espécie da planta. Apesar da queda, uma imagem da Santa Virgem Maria, que estava em uma fenda, na madeira, ficou intacta.

“O impressionante é que a árvore, ao cair, rompeu o seu tronco em uma altura superior a imagem de Nossa Senhora da Assunção. A árvore se desfez, mas o pequeno oratório não sofreu nenhum ‘arranhão’. Os galhos e o tronco caíram ao lado”, comentou o presidente da Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas de Campo Mourão, Samoel Kozelinski.

Segundo ele, a imagem da Santa foi colocada em uma fenda que já existia na árvore sem a necessidade de intervenção. A estatueta foi implantada no local no dia 10 de outubro de 2007. A árvore fica dentro da propriedade do produtor rural Antônio Gancedo. A imagem da santa foi abençoada pelo padre Ademar ainda durante a primeira edição da Rota da Fé.

“Está arvore se tornou um símbolo da Rota da Fé. Para muitos, talvez fosse um atrativo, mas para a Rota da Fé ela era símbolo do trabalho, do esforço, da coragem do trabalhador que a sua sombra repousava”, diz Kozelinski. Segundo ele, a imagem da Nossa Senhora da Assunção foi escolhida por Gancedo para homenagear os primeiros moradores da região. “Diante desta imagem muitas pessoas pediram graças e foram atendidas”, ressaltou.

O produtor Antônio Gancedo comentou sobre a queda da árvore. “Eu entendo como um recado para o ser humano. Que a gente está muito distante de Deus. Aqui está mais um recado para quem não acredita. A árvore com mais de 500 anos de vida caiu pela força do vento, mas o seu tronco com a imagem de Nossa Senhora permanece inabalável”, observou.

Ruben Moyano, um dos organizadores da Rota da Fé, comentou que se analisar as chances matemáticas disso acontecer são mínimas. ‘Eu estava escutando a história desta árvore, é bem tocante. Independentemente da religião, você passa e fica emocionado. Às vezes você vê na televisão mostrar as cenas e acha que é montagem. Mas aqui vemos um recado especial de Deus e da natureza, aqui não houve montagem”, falou.

Ruben, disse ainda que as partes do tronco da árvore caídas serão utilizadas para esculpir as imagens das padroeiras dos Países da América do Sul e com as sobras serão feitas cruzes da Rota da Fé e cajados. “Queremos tornar esta árvore totalmente sustentável”, acrescentou.