Patrulha rural atende município de Roncador e prefeito agradece Consórcio
A patrulha rural do Consórcio do Desenvolvimento da Comcam (Condescom), continua com os trabalhos atendendo os municípios com a recuperação e readequação de estradas rurais. As máquinas estão a todo vapor na cidade de Roncador. Já passaram por Ubiratã e Iretama.
Na cidade está sendo feito o alargamento para 7 metros de um trecho que 14,54 quilômetros e cascalhamento da via de acesso da rodovia PR-239 ao entreposto Coamo Tricolor. “Um trabalho excepcional e de extrema importância para o escoamento da safra agrícola. Vai gerar mais conforto aos usuários em geral e beneficiar o transporte escolar. Um serviço que estamos fazendo graças a parceria com o Condesom. Seria impossível o município realizar esta obra sozinho”, falou o prefeito da cidade Vivaldo Lessa (DEM).
Além disso, os produtores rurais José Mello e Dr. Hélio fizeram a doação de 1 mil caminhões de cascalho à prefeitura para realização dos trabalhos. “Agradecemos a eles também por esta sensibilidade”, ressaltou Lessa, ao estender os agradecimentos ao presidente do Consórcio, Leandro Cesar de Oliveira, prefeito de Araruna. “São essas e outras parcerias que fazem com que o poder executivo municipal consiga atender ainda mais a população roncadorense”, falou.
O presidente da Comcam e do Condescom, Leandro Oliveira, voltou a afirmar que o funcionamento da patrulha rural era sua prioridade como gestor do Consórcio desde que assumiu. “Nos sentimos com missão cumprida vendo estas máquinas trabalhando e ouvindo os relatos dos prefeitos beneficiados. Este é o objetivo do consórcio, levar desenvolvimento aos municípios”, destacou.
As máquinas ficaram paradas por cerca de um ano por entraves burocráticos. “Os prefeitos estavam a todo momento nos cobrando sobre esta patrulha. Graças a Deus, com esforço e empenho de toda uma equipe por trás agora ela está atendendo os municípios”, acrescentou.
A patrulha rural foi adquirida com recursos de emendas parlamentares destinadas pelo deputado Rubens Bueno. O investimento ultrapassa R$ 3 milhões. Compõem a frota de máquinas um caminhão caçamba basculante; uma escavadeira hidráulica; uma motoniveladora; uma retroescavadeira; um rolo compactador vibratório; uma pá-carregadeira; e um trator agrícola.
Em maio do ano passado, Oliveira solicitou ao Governo do Estado o uso da patrulha para atender municípios com urgência mesmo com os trâmites burocráticos inacabados. Na época, fortes chuvas destruíram estradas rurais em vários municípios. Cidades como Altamira do Paraná; Campina da Lagoa; Luiziana, Goioerê; Iretama; Nova Cantu; Terra Boa; Roncador e Farol já haviam solicitado às máquinas em regime de urgência.
A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento, núcleo Regional de Campo Mourão, acompanha os trabalhos na conferência dos projetos. Para receber a patrulha, os municípios devem apresentar um plano de trabalho detalhado ao Condescom sobre as obras que serão executadas.
Neste sentido, o IDR-PR tem uma equipe técnica que está verificando trechos que receberão os serviços para elaboração de um relatório técnico de vistoria em que são verificados quais serviços necessários em relação a obra demandada.
Entre as regras, as máquinas devem seguir sempre em comboio aos municípios. Ou seja, não é permitida a divisão da patrulha atendendo mais de uma cidade ao mesmo tempo. Além disso, os municípios estão colocando seus próprios servidores para operarem as máquinas.
“Isso é bom porque estes trabalhadores já terão experiência no serviço. Hoje, muitos municípios têm máquinas muito antigas, sem condições de fazer um bom serviço. Como as máquinas da patrulha são novas elas vão apresentar um rendimento muito melhor”, falou o chefe da Seab em Campo Mourão, João Ricardo Barbosa Rissardo, que acompanhou desde o início os trâmites para funcionamento da patrulha.