Campo Mourão fará campanha de prevenção contra DST’s
A Secretaria de Saúde de Campo Mourão irá promover nesta sexta-feira (25), das 9 às 16 horas, na Praça São José, campanha de prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Com o tema: “Proteja-se. Use Camisinha”, a ação será realizada por ocasião do Carnaval, através da Coordenação do DST/Aids.
O público alvo é toda a população sexualmente ativa, mas principalmente os jovens. Durante a ação serão realizados testes rápidos para detectar Aids ou Sifilis e distribuídos preservativos nas Unidades de Saúde e Centro de Testagem e Aconselhamento. “Só nos primeiros 50 dias de 2022 foram registrados 4 novos casos entre jovens em Campo Mourão”, informa a gerente de serviços especializados, Giselle Patrícia de Freitas da Silva.
Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso positivo, é feito outro teste para confirmação. Os exames podem ser feitos, inclusive, de forma anônima.
“Ao receberam o resultado os pacientes passam por um processo de aconselhamento, de forma cuidadosa, com o objetivo de facilitar a interpretação”, esclarece a coordenadora, ao lembrar que o tratamento é gratuito.
O que são DST’s
As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas as mais comuns são: Aids, herpes genital; cancro mole (cancróide); HPV; doença inflamatória pélvica (DIP); donovanose; gonorreia e infecção por clamídia; linfogranuloma venéreo (LGV) e sífilis.
O tratamento das infecções sexualmente transmissíveis varia, uma vez que são causadas por vírus, bactérias ou fungos. Naquelas doenças causadas por bactérias, como é o caso da sífilis, por exemplo, o tratamento é baseado no uso de antibióticos.
Algumas possuem tratamento que levam à completa cura e outras que não possuem cura, como é o caso da infecção por HIV.