Campanha da Fraternidade é lançada nesta quarta pela Igreja Católica com o tema ‘Educação’
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança nesta quarta-feira de Cinzas (dia 2 de março), a Campanha da Fraternidade 2022. O tema, este ano, é “Fraternidade e Educação” e o lema bíblico “Fala com sabedoria, ensina com amor”. A data marca também o início da Quaresma, que segue até o dia 21 de abril. Na Catedral São José, em Campo Mourão, serão celebradas quatro missas nesta Quarta-feira de Cinzas, às 7h, 12h, 15h e 19h, com os fiéis recebendo as cinzas.
A abertura será, pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual, por causa da pandemia da Covid-19. Conforme a CNBB, é a terceira vez que a educação é abordada na Campanha da Fraternidade – em 1982 e em 1998, o assunto também foi o motivo de reflexão proposto.
“A realidade de nossos dias fez com que o tema educação recebesse destaque, um tempo marcado pela pandemia da Covid-19 e por diversos conflitos, distanciamentos e polarizações”, diz a CNBB em nota enviada à imprensa.
A campanha da fraternidade é realizada pela Igreja Católica, em parceria com instituições cristãs, desde a década de 1960. O texto-base é escrito por membros do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e passa pelo aval da direção-geral da CNBB.
O lançamento do tema ocorre sempre na quarta-feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa. O assunto é difundido nas celebrações e programações da comunidade religiosa.
De acordo com a CNBB, os valores arrecadados na campanha são destinados aos Fundos Diocesanos e Nacional da Solidariedade, que apoiam projetos sociais relacionados à temática da campanha.
Segundo a CNBB, mais do que abordar os problemas na educação, o objetivo da Campanha da Fraternidade 2022 é “refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã”.
“Nessa perspectiva, a educação é compreendida não apenas com um ato escolar, com transmissão de conteúdo ou preparação técnica para o mundo do trabalho, mas de um processo que envolve uma ‘comunidade’ ampliada que inclui todos os atores (família, Igreja, Estado e sociedade)”, diz a entidade.
A campanha atende ainda ao Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco, onde foram apresentados os elementos para uma educação humanizada, que contribua na formação de “pessoas abertas, integradas e interligadas”.
“A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis se não se preocupar também em difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza”, diz o Pacto Educativo Global.
Rito de imposição das Cinzas em tempo de pandemia
Para melhor celebrar a “Quarta-feira de Cinzas”, o Bispo Diocesano, Dom Bruno Versari, mantém as orientações para as celebrações deste ano seguindo documento que a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos publicou em 2021, especificando os procedimentos a serem seguidos pelos sacerdotes durante o rito de imposição das cinzas.
“Como ainda estamos em um momento muito delicado da pandemia”, explica o bispo. Ele ressaltou que a pandemia continua exigindo uma série de atenções que também se refletem em âmbito litúrgico. As celebrações serão realizadas seguindo os protocolos de segurança contra o vírus, como usos de máscara, higienização das mães com álcool em gel, tanto por parte dos padre quanto dos fieis.