Campo Mourão promove campanha preventiva contra câncer nesta quarta
A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Mourão promove nesta quarta-feira (9), mais uma campanha preventiva do Câncer do Colo do Útero e de exame clínico de mama. Todas as unidades de Saúde (exceto do distrito de Piquirivaí), vão atender das 16h30 às 20h30. A ação faz parte das atividades do Dia da Mulher, comemorado ontem.
Para o exame do câncer do colo de útero a mulher não deve estar no período menstrual, nem ter relações sexuais dois dias antes. Outra orientação é não usar duchas ou cremes vaginais. Os documentos exigidos são CPF e cartão SUS.
Segundo a gerente de Atenção Básica, Suelen Lima, nas campanhas de preventivo são realizados exames de citologia oncótica em mulheres entre 25 e 64 anos que têm ou já tiveram atividade sexual. Também serão solicitados exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos. O resultado fica pronto entre 20 a 30 dias e deve ser procurado nas UBS.
A mamografia deve ser realizada a cada dois anos em mulheres de 50 a 69 anos. Fora desta faixa etária e periodicidade, o exame é recomendado somente para mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama, como nódulo, retração do mamilo e outros; ou com histórico familiar em parente de primeiro grau.
Em relação ao câncer de colo de útero, a recomendação é que seja realizado nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Os dois primeiros exames com intervalo de um ano e, se os resultados forem normais, os próximos podem ser realizados a cada três anos.
Os exames fora deste critério podem ter resultados falso-negativos. No Brasil, o câncer de mama é o câncer mais incidente em mulheres. Estima-se que surjam neste ano 66.280 novos casos da doença. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), apontou ainda que no Paraná, o número pode chegar a 3.470.
Já o câncer do colo do útero, é o terceiro tumor maligno mais frequente, correspondendo a quarta causa de morte de mulheres. Para este ano, são estimados 990 novos casos desta doença, no Estado. Umas das formas de diagnosticar o câncer de mama, a mamografia, é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).