Comcam completa 50 anos de fundação e presidente comenta sobre desafios
A Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) completou nessa terça-feira (30), 50 anos de fundação. Ao longo dos anos, a entidade teve importante papel em conquistas e no desenvolvimento da região. Apesar da atual crise econômica política, o presidente da Associação, Edenilson Miliossi, prefeito de Barbosa Ferraz, comentou que o principal desafio é manter a entidade forte e representativa.
Sabemos que muitas conquistas para a região foram o resultado da união dos prefeitos através da Comcam. A comemoração de hoje é uma festa da democracia e consolidação de grandes obras e de grandes projetos para a região, destacou. Segundo ele, a atual diretoria está trabalhando para manter a força da Comcam.
Estamos buscando recursos através do Consórcio de Desenvolvimento da Comcam (Condescom) para atender a nossa região na parte de infraestrutura. Não tem sido uma tarefa fácil, a burocracia e até mesmo a crise econômica tem retardado este processo, mas em breve estaremos colhendo os frutos, disse. Ele pediu que os prefeitos continuem acreditando na força da entidade. Peço que não desanimem. Quem fala que a Associação não faz nada está desinformado. Precisamos deste espírito de união para continuar acreditando e alcançando nossos objetivos, ressaltou.
A Comcam é uma das mais representativas associações de municípios do Paraná. Fundada em 30 de julho de 1969 e institucionalizada em 26 de fevereiro de 1986, é uma entidade de independência político-partidária e é a principal ferramenta de integração administrativa, econômica e social dos 25 municípios da região de Campo Mourão.
O primeiro presidente da entidade foi Horácio Amaral (1969 a 1973), na época prefeito de Campo Mourão. O segundo presidente foi o também ex-prefeito de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva, que ocupou o cargo de 1973 a 1977. O mandato de presidente é de apenas um ano. De lá para cá mais de 40 prefeitos da região já passaram pelo comando da entidade.
Com a organização e união dos municípios a região pode conquistar ao longo destas cinco décadas importantes benefícios à população. Criada para apoiar os municípios elaborando estudos e planejando o desenvolvimento regional, a Comcam também se destaca reivindicando soluções junto á órgãos competentes, defendendo seus associados na busca de ampliar a qualidade de vida de mais de 340 mil habitantes em toda a região.
Conquistas
Entre as conquistas que fortalecem as administrações de cada município e asseguram a qualidade de vida das suas comunidades está a defesa da Santa Casa Regional, na democratização do acesso à saúde por meio do Cis-Comcam, o fortalecimento de políticas de crédito para pequenos agricultores, instalação e manutenção da Fecilcam, e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, veículos e melhorias diversas no transporte escolar, entre outras.
A Comcam é uma das poucas associações de municípios do Estado com sede própria. Sua sede fica localizada em Campo Mourão. Por seu auditório já passaram as principais lideranças do Estado e expressivos representantes de todas as esferas de poder. No local são tomadas decisões que refletem diretamente na qualidade de vida de milhares de pessoas, seja pela saúde, educação, segurança, e na busca de soluções que possam melhorar as administrações municipais, entre outras.
Municípios
Um total de 25 municípios congrega a Comcam, são eles: Altamira do Paraná, Araruna, Barbosa Ferraz, Boa Esperança, Campina da Lagoa, Campo Mourão, Corumbataí do Sul, Engenheiro Beltrão, Farol, Fênix, Goioerê, Iretama, Janiópolis, Juranda, Luiziana, Mamborê, Moreira Sales, Nova Cantu, Peabiru, Quarto Centenário, Quinta do Sol, Rancho Alegre do Oeste, Roncador, Terra Boa e Ubiratã.