PAIS promove Feira de Adoção de animais no sábado em Campo Mourão
A Associação dos Protetores de Animais Independentes (PAIS) de Campo Mourão realiza feira de adoção no sábado (12). Será na Praça da Catedral São José, das 9 às 12 horas. Esta é a segunda feirinha em dois anos, devido às restrições da pandemia da Covid-19. Antes da pandemia, as feiras eram realizadas a cada vez por mês ou até com mais frequência. Pelo menos 30 filhotes de cães e gatos estarão para adoção.
O evento será promovido seguindo as medidas de prevenção à Covid-19. Organizadores pedem à quem comparecer ao local que utilize máscara de proteção, além de evitar aglomerações.
De acordo com Amanda Tonet, que presta trabalhos voluntários à entidade, com a pandemia aumentou expressivamente o número de cães abandonados, elevando consequentemente a quantidade de animais que ficam ao cuidado da Associação. A preocupação maior é com os filhotes, que crescem muito rapidamente e cães mais idosos, que demandam cuidados especiais.
“Isso tudo, reflete em mais custos à PAIS”, relatou Amanda. Ela disse que o evento tem a parceria da Secretaria de Meio Ambiente e prefeitura de Campo Mourão, e das empresas Wizard e Óticas Diniz. A voluntária alerta para a adoção responsável. “Não adianta pegar o animal lá na feira no sábado e dois ou três meses depois ‘enjoar’ e soltar ou abandonar. O tutor responsável de verdade fica com o bicho até o fim da sua vida”, ressaltou.
Durante a feira, a população poderá também fazer a doação de rações para cães e gatos à PAIS. Amanda comentou que as dificuldades financeiras da Associação continuam. Além do período pandêmico ter aumentado o número de bichos soltos nas ruas e de animais que ficam ao cuidado da entidade, outro problema é que o preço da ração teve aumento significativo. “Muito gasto e baixa arrecadação”, simplificou Amanda. “Deixar os bichos morrer na rua não podemos”, continuou.
Ela informou que anteriormente ao período da pandemia, pessoas que doavam até três sacos de ração por mês passaram a doar apenas um devido aos preços que subiram. “Muitas pessoas deixaram de ter essas condições, mas mesmo assim ainda continuam ajudando como podem”, agradeceu.
Para se ter ideia, por mês, os mais de 400 animais que ficam sob cuidado da PAIS consomem mensalmente cerca de 3.000 quilos de ração. “No verão ainda comem menos, mas no inverno acredito que ainda passa de três toneladas. Além disso, temos gastos com clínicas veterinárias e precisamos ter gente trabalhando. Ou seja, nossas despesas vão muito além de somente a ração”, ressaltou.
Doações
Além de doações, Amanda frisou que o que tem mantido a Associação são as receitas adquiridas com o Programa Nota Paraná. A maior parte da ração é comprada com as notinhas do programa. Quem quiser contribuir pelo Nota Paraná deve fazer a doação direto pelo site do Programa com o CNPJ da PAIS 18.003.028/0001-48.
Os interessados podem também levar a nota da compra, sem o CPF, em um pontos de coleta como são Clínica Veterinária São Francisco e Pet Shop Mundo Animal. Interessados podem ainda fazer contato via WhatsApp: 9.9937-7075, falar com Amanda.
PAIS
A PAIS é uma entidade criada e mantida por pessoas voluntárias, com o objetivo de recuperar os animais em sofrimento das ruas da cidade, principalmente aqueles que são atropelados e que correm risco de morte. Depois de recuperados, os bichos são levados para adoção. O problema dos animais abandonados em Campo Mourão só não é mais grave por conta do trabalho da Associação e voluntários que acolhem muitos cães de rua na própria casa. “A estas pessoas só temos a agradecer”, disse Amanda.