Região aplicou mais de 16 mil doses de vacinas em crianças de 5 a 11 anos
Prestes a completar dois meses no próximo dia 15, do início da imunização infantil até o dia 7 deste mês, conforme últimos dados atualizados pelos 25 municípios da Comcam, a região havia aplicado 16.250 doses em crianças de 5 a 11 anos. Os dados são extra-oficiais. Conforme os números, deste total, 15.629 crianças receberam a primeira dose e apenas 621 a segunda.
De acordo com os dados, fornecidos pela 11ª Regional de Saúde, à pedido da TRIBUNA, o município que mais vacinou crianças foi Campo Mourão: 4.729 com a (D1). Já referente à segunda dose, até a data dos dados repassados nenhuma criança havia recebido a vacina.
Goioerê (1486); Terra Boa (885); Araruna (832); Engenheiro Beltrão (676); Mamborê (666); e Ubiratã (653), foram as outras cidades com o maior número de crianças que receberam a primeira dose. Já Araruna lidera na Comcam com o número de segundas doses aplicadas. Foram 177 na cidade. Em seguida vem Quinta do Sol (134); e Goioerê (85).
A imunização das crianças depende de consentimento dos pais ou responsáveis. Caso eles não estejam presentes no momento da vacinação, é necessário entregar uma autorização por escrito. Na região, conforme autoridades de Saúde ouvidas pela TRIBUNA, a vacinação para este público está tendo uma boa aceitação pelos pais, embora as doses venham sendo enviadas em quantidades aquém do esperado.
No Paraná, a estimativa do Ministério da Saúde é que o Estado tenha 1.075.294 crianças nesta faixa etária que devem receber a vacina. No Estado, mais de 500 mil primeiras doses foram aplicadas durante este período de vacinação.
Mais vacinas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) fez nesta terça-feira (8), o envio de mais 1.630 vacinas para imunização com a segunda dose de crianças, de 5 a 11 anos que iniciaram o esquema vacinal na 1ª remessa infantil desse imunizante. As doses são da fabricante Pfizer/BioNTech. Os medicamentos foram encaminhados à 11ª Regional de Saúde, responsável pela descentralização aos seus 25 municípios de abrangência.
De acordo como chefe da Regional, Eurivelton Wagner Siqueira, assim que as vacinas chegam, são imediatamente distribuídas às cidades para que a imunização da população tenha fluxo e avance ainda mais entre este público.
“As vacinas que chegam são rapidamente já repassadas aos municípios. O Estado tem feito toda sua parte de logística para atender todas as regionais com a maior eficiência possível. Vale lembrar que estamos dependentes do Ministério da Saúde para o recebimento destas doses. Ou seja, a velocidade da vacinação não depende só de nós”, lembrou, ao ressaltar que a população deve continuar com os cuidados básicos de prevenção à doença, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.
Na última sexta-feira, a região recebeu também 1.152 vacinas para imunização de adolescentes. Foram utilizadas 978 vacinas da Pfizer para 1ª dose, e 174 para 2ª dose, do mesmo fabricante. Os medicamentos são distribuídos considerando a proporção da população no município e, em alguns casos, o índice de vacinados também.
Outro lote
Nesta terça o Estado recebeu outro lote do Ministério da Saúde com um total de 66.500 vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech, da 92º remessa encaminhada pelo Governo Federal. O medicamento foi encaminhado ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, para conferência e armazenamento e será enviado às Regionais de Saúde nos próximos dias.
Segundo a Sesa, o Ministério da Saúde também confirmou o envio nesta quarta-feira (9), de mais 194.220 vacinas da Pfizer para a D2 da população acima de 12 anos. “As vacinas para as crianças que chegaram hoje [ontem] devem ir para as Regionais até ao final da semana. Outra remessa que estava armazenada aqui no Cemepar, que chegou na quinta-feira (24), será [foi] distribuída hoje [ontem], e assim não paramos, para que não falte imunizante em nenhum município”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.