Ação no Sesc e Caminhada Ecológica marcam ‘Dia D’ de combate à dengue em Campo Mourão no sábado
Uma ação, das 9 às 10 horas, com alunos do grupo de idosos do Sesc Campo Mourão e caminhada ecológica do município marcarão o “Dia D” de combate à dengue na cidade, neste sábado (12). O “Dia D” de combate à doença será promovido em todo o Estado.
Os alunos serão orientados em como utilizar o aplicativo criado pela entidade para que as pessoas cadastrem as suas ações, tirando foto do possível criadouro antes e depois. A ação faz parte da campanha “Aqui o Mosquito não Entra”, lançada no começo de fevereiro. Os participantes farão uma atividade prática de identificação de focos da dengue ao redor do quarteirão, cadastrando as informações no aplicativo.
Campo Mourão registrou 49 casos de dengue desde o início deste ano, conforme dados da Secretaria de Saúde. Nesse período, vários casos suspeitos foram descartados. Com o crescimento no número de casos, o setor de Endemias também intensificou as ações de combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Além de caminhada ecológica no último sábado, na terça-feira (8), foi realizado um mutirão no distrito de Piquirivaí, com pulverização, eliminação de focos e orientações aos moradores. No sábado (12), está programada outra Caminhada Ecológica em parceria com o Sesc no Jardim Shangri-lá e parte do Flora.
O trabalho de campo dos agentes é diário, especialmente nos bairros com maior número de casos. “A dengue não é um problema da prefeitura, é de todos. Se não tivermos a colaboração dos moradores todo esse trabalho não terá efeito”, observa coordenadora do trabalho, Marinalva Ferreira da Luz.
Segundo ela, 70% dos focos do mosquito Aedes aegypti são encontrados no lixo reciclável descartado irregularmente nas vias públicas e dentro dos quintais das residências. “As pessoas precisam ter consciência sobre o local correto de colocar o lixo”, reforça a coordenadora, ao lembrar que a dengue também pode matar. “A Vigilância Sanitária já aplicou várias multas e continua notificando moradores que não tomaram providências”, afirmou. O município teme que a cidade sofra uma nova epidemia da doença, como ocorreu em 2019.
Segundo o boletim semanal da dengue, o Paraná já registra 24.155 casos suspeitos, com 1.718 confirmações. Até o momento, 334 municípios registraram notificações. Destes, 175 confirmaram a doença. Não há registro de óbitos neste período.
Para fomentar a ação preventiva, o SESC criou a campanha “Aqui o Mosquito não Entra”, no começo de fevereiro, com um espaço exclusivo em seu aplicativo para permitir que as pessoas cadastrem as suas ações, tirando foto do possível criadouro antes e depois da ação. Segundo a entidade, pode ser um prato de vaso de flores que foi esgotado e preenchido com areia, ou um pneu que foi esgotado e colocado em um local que não vai acumular água.
A partir desse controle, a iniciativa vai premiar os agentes que mais eliminarem focos. É possível criar também uma competição entre equipes, em que diferentes escolas se organizam, por exemplo, para competir com outras.