Saúde contrata médicos clínicos gerais para o ESF e também por hora
O município de Campo Mourão continua com credenciamento aberto para contratação de médicos clínicos gerais para atuar nas Unidades Básicas de Saúde no Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Há vagas também para médicos interessados em prestar serviços por hora.
“Aumentou muito a demanda de atendimento e não temos profissionais disponíveis no nosso quadro”, informa o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos. O salário mensal é de R$ 15.500,00, para uma carga horária de 40 horas semanais.
Campo Mourão conta com 21 equipes do ESF, que é um programa do governo federal em parceria com os municípios. A equipe é composta por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem (ou técnico de enfermagem) e agente comunitário de saúde. Interessados devem entrar em contato pelo telefone (44) 3518-1631, falar com Marcos.
O programa
A Estratégia Saúde da Família (ESF) busca promover a qualidade de vida da população brasileira e intervir nos fatores que colocam a saúde em risco, como falta de atividade física, má alimentação, uso de tabaco, dentre outros. Com atenção integral, equânime e contínua, a ESF se fortalece como a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).
A proximidade da equipe de saúde com o usuário permite que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde. O resultado é mais problemas de saúde resolvidos na Atenção Básica, sem a necessidade de intervenção de média e alta complexidade em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) ou hospital.
A Equipe de Saúde da Família está ligada à Unidade Básica de Saúde (UBS) local. Esse nível de atenção resolve 80% dos problemas de saúde da população. Entretanto, se a pessoa precisar de um cuidado mais avançado, a ESFfaz este encaminhamento.