Projeto vai construir 50 casinhas para proteger cães de rua do frio em Luiziana
O projeto “Cão de Rua”, fará novamente neste ano a construção de casinhas para os cães em situação de rua se abrigarem do frio neste período de inverno, em Luiziana. Coordenada pelo líder comunitário Nilton Tasca, a ação já foi realizada em 2021. Este ano, a meta é construir pelo menos 50 abrigos para os bichos.
Para a construção das casinhas, será realizado um mutirão voluntário nesta sexta-feira (3) das 18 às 22 horas e sábado (4), das 13 às 18 horas, na Associação dos Servidores Municipais de Luiziana (Assemil). Moradores que não puderem ajudar na mão de obra para a confecção dos abrigos podem fazer doações de materiais como pregos, tábuas, ripas, forro de PVC, e eternit para a cobertura.
“Pelo projeto já fizemos bebedouros e comedouros para estes animais”, lembrou Tasca. Ele disse que no ano passado, conforme as casinhas iam sendo colocadas em alguns pontos estratégicos os animais já iam entrando nelas para se abrigarem. “Sempre colocamos em locais onde eles costumam frequentar mais”, disse Tasca.
Ele lembrou que a construção das casas não resolve o problema, mas ameniza o sofrimento dos cães principalmente nesta época mais fria, onde alguns podem até morrer devido às baixas temperaturas. “Pedimos à nossa população que não solte animais nas ruas. Se todo mundo tivesse essa consciência hoje não teria cão de rua em Luiziana. Muitos acabam passando fome, sede e frio”, preocupou-se o líder comunitário.