Dia de campo sobre milho silagem reúne mais de 270 produtores rurais em Barbosa Ferraz

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) em parceria com a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente do município de Barbosa Ferraz, promoveram o 4º dia de campo sobre milho silagem. O evento foi realizado no Sítio Bananeiras, do produtor Mauro Bento, no bairro Santa Rosa, reunindo mais de 270 agricultores.

Durante o encontro foram apresentadas variedades de milho adaptadas à região para silagem e trigo para pastejo e silagem. O gerente regional IDR-Paraná Jairo Quadros, que participou da reunião, repassou aos produtores informações sobre as políticas públicas e programas de governos para a região.

O dia de campo contou com experimentos de materiais de milho e trigo e demonstrou, na prática, os que melhor se adaptaram à realidade da região como solo e clima, e os níveis de investimento que cada material requer.

“O município, juntamente com os demais parceiros têm realizado grandes conquistas para as associações organizadas. O dia de campo é uma demonstração inequívoca disto”, comentou o prefeito da cidade, Edenilson Miliossi, que participou do evento.

Além de produtores rurais, o encontro reuniu também empresas do setor de insumos, setor financeiro, de máquinas, assistência técnica, entre outros. “O evento superou o número de participantes em relação às edições anteriores. Foi um sucesso”, comentou o secretário da Agricultura de Barbosa Ferraz, Marcilio Pinto Barbosa.

O dia de campo contou com nove unidades temáticas. Nelas, os agricultores puderam interagir com os técnicos tirando dúvidas, contando também suas experiências na propriedade. “Na estação sobre agricultura de precisão o agricultor ouviu como ser mais eficiente e viu o funcionamento dos Monitores de Plantio, que o auxiliam na respectiva operação, fazendo com que ele tenha total controle sobre cada semente e cada gota de insumo que chega ao solo, reduzindo sua perda e consequentemente aumentando seu lucro”, explicou Jairo Quadros.

Conforme o extensionista do IDR do escritório de Barbosa Ferraz, Marcelo Agenciano, em ‘tempos de irregularidade climática’, é importante a abordagem sobre tratamento de sementes. “Na ocasião, todos puderam acompanhar o desenvolvimento radicular das plantas apresentadas para se prepararem para as intempéries”, frisou Agenciano, ao lembrar que é importante o agricultor estar preparado para possíveis adiantamentos do período seco e não ser ‘pego de surpresa’ em relação à alimentação animal. “Por isso a importância desse dia de campo”, ressaltou.

O proprietário do sítio onde foi realizado o evento, o produtor Mauro Bento, destacou a importância do encontro técnico. “Ficamos informados sobre híbridos, variedades e inovações tecnológicas para a agricultura familiar, além do fato de minha família receber outras famílias de agricultores, empresas e instituições em nossa casa”, observou.