Programa gera qualidade de vida a produtores familiares de Araruna
O Programa de Habitação Rural “Pronaf Habitação” vem gerando mais qualidade de vida aos produtores rurais familiares atendidos com moradias mais dignas na cidade de Araruna. É o caso do produtor rural Carlos Mariano, que comemora com sua esposa, Aurea Gonçalves Mariano e o filho Henrique a tão sonhada ampliação e reforma da casa.
Morador da comunidade Estrela Azul, o produtor cultiva batata doce, amendoim e mandioca. Sua produção é comercializada em mercados locais, recentemente inserida no projeto. Segundo Mariano, a família vinha há algum tempo pensando em ampliar a casa, mas como o trabalho não para, e até pouco tempo não existia essa linha de crédito, as melhorias ficavam em ‘segundo plano’.
No entanto, com a linha de crédito do Pronaf Habitação, ele conseguiu a almejada ampliação e reforma do lar. Antes da obra, a casa tinha 48,0 metros quadrados. Hoje, após as melhorias, foi ampliada para o dobro de área construída: 88,0 metros. “Agora conseguimos acomodar melhor os familiares que vem para as festas de fim de ano. Sem este recurso do financiamento seria difícil iniciar a obra”, falou Mariano.
O projeto para a reforma foi feito pelo extensionista do IDR local de Araruna, Darwin Caleff Ramos. Ele buscou a linha de crédito pelo Pronaf Mais Alimentos, em que o produtor rural pode usar o recurso para a reforma ou construção de moradias.
“Esta linha de crédito tem um teto de R$ 60 mil com juros de 4,5% ao ano (plano safra 2021/2022). Por ela, o produtor terá 10 anos para pagar”, explicou. Segundo ele, para a reforma e ampliação da casa, Mariano financiou junto ao Banco do Brasil o valor de R$ 23.724,07.
Ramos explica que o interessado na linha de crédito deve ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), matrícula do imóvel, um orçamento da obra e CAR (Cadastro Ambiental Rural).
O programa
Os recursos do Pronaf para a construção ou reforma de moradias estão à disposição de qualquer interessado. Para obter o financiamento, o produtor deve ter a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), o alvará junto à Prefeitura, a matrícula do imóvel, um orçamento da obra, CAR (Cadastro Ambiental Rural) e uma planta baixa da construção com ART (Anotação de Responsabilidade Técnica). Interessados podem obter mais informações nos escritórios do IDR-Paraná.