Clima favorece avanço da colheita do milho 2ª safra na Comcam
Com expectativa de produção recorde de milho safrinha no Paraná, o clima seco vem contribuindo para o avanço da colheita na região de Campo Mourão. Último levantamento do Departamento de Economia Rural (Deral), divulgado na terça-feira (5), apontava que aproximadamente 9% da safra já tinham sido retiradas do campo pelos produtores. Os dados são publicados semanalmente.
A área colhida é equivalente a 40.320 hectares de um total de 448.000 ha plantados na região. Com o tempo seco e os trabalhos em andamento, este número certamente já está acima deste divulgado.
Na Comcam, segundo o levantamento, 8% da área a ser colhida, correspondente a 32.614 hectares estavam em situação ruim até a terça; 15%, 61.152 hectares em condição média; e 77%, 313.914 hectares, em boa condição de desenvolvimento.
Ainda conforme os dados, até a terça-feira, 51% da cultura se encontravam no estágio de frutificação e 49% em maturação. A última estimativa publicada pelo Deral, apontava para uma produção de aproximadamente 2.688.000 milhões de toneladas de milho na Comcam.
De acordo com o Departamento, os bons preços do cereal no início do plantio motivaram os agricultores a apostar mais na produção do milho. Nesta quinta-feira a saca de 60 quilos do milho está cotada a R$ 77,00 na praça de Campo Mourão. A expectativa dos produtores é uma safrinha de milho histórica no Paraná
No boletim semanal divulgado nesta quinta pela Divisão de Conjuntura Agropecuária do Deral, o Órgão informa que nos últimos 7 dias a colheita da segunda safra de milho 21/22 avançou consideravelmente no Paraná. Nesta semana, informa, o percentual colhido atingiu 10% de uma área total de 2,7 milhões de hectares.
“Também se observou no relatório desta semana que 64% da área já se encontra em maturação e o restante (36%) em frutificação. A região Oeste do Paraná é a que apresenta a maior quantidade nominalmente de área colhida, superando 100 mil hectares, enquanto no Estado todo já foram colhidos mais de 276 mil hectares”, informou o analista de milho do Deral, Edmar Wardensk Gervásio.
A expectativa do Departamento é de que o Paraná tenha recorde de produção do milho safrinha este ano. A estimativa é de 16 milhões de toneladas. Uma nova marca para o Estado.