Jornalista Dilmércio Daleffe lança o livro ‘No Caminho, Sem Direção’
O jornalista e fotógrafo Dilmércio Daleffe acaba de lançar o seu primeiro livro textual: “No Caminho, Sem Direção”. A obra é baseada em histórias reais, escritas por ele nos últimos 20 anos. No entanto, criou uma personagem fictícia para amarrar todo o enredo.
São pelo menos 60 pessoas retratadas em quase 400 páginas. A ideia de unir as histórias, segundo o jornalista, surgiu durante a pandemia da Covid-19, quando se voltou inteiramente ao jornalismo no Jornal Tribuna do Interior.
Daleffe, que também é empresário – buffet e restaurante -, comenta que devido ao interrompimento de sua atividade pelo vírus, se dedicou ao jornalismo, nos anos 2020 e 21. E foi somente assim o surgimento da ‘semente literária’. “Como não podia trabalhar nas nossas duas empresas, decidi buscar enredos da personalidade humana, todos os dias, por quase 24 horas, daquele período”, falou.
A obra conta a história do jornalista Augusto Barreto que, por motivos pessoais, acabou adotando as rodovias do Paraná como casa. Nela, por dois anos, foi encontrando personagens enriquecedoras, todas, com histórias por contar. Grande parte do enredo é composto por trajetórias de vida reais dos ditos “invisíveis”. Ou seja, pessoas em vulnerabilidade social.
Este é o primeiro livro textual do jornalista. Antes, em 2016, ele havia publicado a obra “Humanos”, livro fotográfico com parte de seu trabalho em duas décadas. “No Caminho, Sem Direção”, deve ser oficialmente lançado em agosto, com data ainda a ser definida. “Acredito ter conseguido escrever páginas saborosas da complexidade humana”, acrescentou.