Valdirene Neves é eleita presidente do Conselho Tutelar de Campo Mourão
O Conselho Tutelar de Campo Mourão elegeu nova presidente: a conselheira Valdirene Neves, que tem como secretária Vilmara Luciana Queiroz. Valdirene já presidiu o órgão durante o segundo semestre de 2020. Ele assume o lugar de Marisa Barbosa Palma. A eleição foi feita pelo colegiado de cinco conselheiras. “Desde o início desta gestão – 2020/2024- ficou acordado que todas as conselheiras iriam exercer o cargo de presidente. Para isso, ficou definido que a mudança aconteceria a cada seis meses”, falou a nova presidente.
Valdirene comentou que as expectativas para o mandato são ‘boas e positivas’. “Compreendo e sempre ressalto a importância do Conselho Tutelar dentro do município no trabalho realizado em atendimento às crianças e adolescentes. E dentro desta visão temos que trabalhar sempre com muita esperança de que vamos fazer o melhor para nossos pequenos”, destacou, ao comentar a importância do diálogo dentro do colegiado em estar auxiliando da melhor maneira possível a chamada rede de proteção, composta pelo Cras, Creas, Promotoria de Justiça, Poder Judiciário, entre outros.
A nova presidente disse que atuará também no sentido de articular novas ações de promoção de políticas públicas a fim de divulgar o Estatuto da Criança e Adolescente, e na estruturação das condições de trabalho das conselheiras. “Vamos desempenhar nosso trabalho juntamente com as colegas buscando atender a população da melhor forma possível”, ressaltou, ao comentar que o colegiado do CT em Campo Mourão é ‘muito bom e fortalecido’ com as conselheiras atuando de maneira bastante próximas uma das outas para o melhor desempenho de suas funções.
Valdirene lembra que a atuação do conselheiro tutelar é pautada em leis do Estatuto da Criança e do Adolescente e na Constituição Federal. “Nosso trabalho é desenvolvido a partir de denúncias. É dever de todos, se tratando de uma violência, maus tratos, ou qualquer ato que coloque nossas crianças e adolescentes em risco, denunciar”, esclareceu.
Ela chamou a atenção para grande quantidade de casos atendidos pelo órgão envolvendo maus tratos às crianças e violência sexual. Denúncias de contexto familiar, como uso de bebida alcoólica excessiva, venda de drogas e até mesmo de riscos graves de violências também são quase que diariamente levadas às conselheiras. “Precisamos que as famílias voltem seus olhares aos cuidados e proteção das suas crianças e adolescentes vigiando os de tudo aquilo que é risco e representa perigo na vida deles”, conclama.
A conselheira lembrou que outra preocupação é com relação à evasão escolar, que precisa ser combatida. Ressaltou ainda sobre a importância de os pais inserirem seus filhos no contexto escolar e fazer o acompanhamento. “Em muitos casos verificamos extrema negligência familiar. Situações tão graves que poderiam ser evitadas por seus familiares”, lamentou.
Serviço
Atualmente o Conselho Tutelar é formado pelas conselheiras: Marisa Barbosa Palma, Zilda Inglês Modena, Vilmara Luciana Queiroz, Silvana Lopes Pierini e Valdirene Neves. Em Campo Mourão, o órgão está instalado na sede da Secretaria Municipal de Ação Social, na rua Brasil, 560, jardim Laura.
Para receber atendimento ou fazer denúncias, a população pode ligar para os números: (44) 9.9125-6727 (Plantão 24 horas); fixo da sede 3518-4426 ou ainda o Disque-100.