Estudantes da região são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática

O Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão (NRE) fez na tarde desta segunda-feira (26) a premiação de cinco estudantes de quatro instituições de ensino da região vencedores da 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O evento reuniu também representantes dos Núcleos de Educação de Cianorte, Goioerê e Pitanga. Um total de 16 estudantes receberam medalhas de bronze. 

Na área de atuação do Núcleo de Educação de Campo Mourão, os premiados são Pedro Henrique Bob Krul – Colégio Estadual Marechal Candido Rondon (Campo Mourão); Gabriel Pastori Figueira  e Vinicius Guimarães de Oliveira, ambos da UFTPR de Campo Mourão; Milena Forin – Colégios Estadual Ulysses Guimarães (Roncador);  e Christopher Eduardo Zai – Colégio Estadual General Carneiro, também de Roncador. 

Os estudantes concorreram a Olimpíada entre mais de 12 milhões de alunos de todo o Brasil. A competição visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; incentivar o aperfeiçõamento dos professores das escolas públicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A professora Fabiana Magda Garcia Papani, da Faculdade Unioeste, Campus Cascavel, que representa a Obmep, elogiou os vendedores e destacou que eles podem ser o ‘porta voz’ da matemática dentro de suas escolas. A gente faz questão de fazer esta premiação para incentivá-los a continuarem. Queremos que eles propaguem a matemática dentro das suas comunidades escolares, falou. Cada aluno recebeu uma medalha de bronze e um certificado da olimpíada. 

 

VEJA TAMBÉM:

>> Última semana para inscrição no Concurso de Fotografias

 

Para se ter ideia de quanto a competição é concorrida, Fabiana explicou que o número de inscrições na Obmep nesta primeira fase superou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). São todos vencedores estes que chegaram até aqui, ressaltou. 

O professor de matemática, MSc. Wagner Szpak, que representou o colégio Marechal Rondon durante a premiação ressaltou que o prêmio tem um significado especial para o colégio. Isso demonstra o empenho do aluno que encara matemática como algo muito importante para sua vida e nossa como professor para ensiná-lo. Este esforço está rendendo frutos, avaliou, ao informar que 10 estudantes do colégio receberam menção honrosa da Obmep.

Sapack informou ainda que o Marechal Rondon mantém o programa de matemática avançada Obmep na Escola, aberto a alunos que tem bom rendimento em matemática.  Segundo ele, o projeto além de preparar o aluno, incentiva o acesso a matemática. Muitos encaram a matemática como o bicho de sete cabeças, mas não é assim. A matemática é uma coisa muito boa que utilizamos praticamente em tudo na nossa vida, frisou o professor que pediu mais atenção dos governantes para o incentivo da matemática nas escolas. 

Quem também comemorou o resultado foi a chefe do NRE, professora Ivete Keiko Sakuno. Ela destaca a dedicação prestada pelos professores com o objetivo de melhor preparar os alunos. Nossos professores estão cada vez mais preocupados com a qualidade do ensino e vêm fazendo um trabalho muito bom com nossos alunos dentro do processo ensino-aprendizagem, disse. Ela falou que a premiação dos estudantes da região é ‘motivo de muita alegria orgulho para o Núcleo de Educação’. Sinal de que lugar de aluno é na sala de aula, estudando para que eles tenham um futuro melhor, falou. 

Segundo Ivete, o prêmio motiva o aluno a continuar estudando e demonstra também o bom trabalho das escolas públicas de Campo Mourão e região. Mostra que estamos no caminho certo, buscando melhorar cada vez mais a educação, ressaltou. 

Premiados

* Pedro Henrique Bob Krul – Colégio Estadual Marechal Candido Rondon (Campo Mourão)

* Gabriel Pastori Figueira  – UTFPR de Campo Mourão

* Vinicius Guimarães de Oliveira – UTFPR de Campo Mourão

* Milena Forin – Escola Estadual Ulysses Guimarães – Roncador

* Christopher Eduardo Zai – Colégio Estadual General Carneiro – Roncador