Farol adia cavalgada por receio de pisoteio de animais em plantações de soja
A prefeitura de Farol anunciou o adiamento de sua tradicional Cavalgada, programada para o próximo dia 23 deste mês. O evento foi anulado após pedido de produtores rurais com plantações de soja emergindo do solo. A preocupação é que alguns participantes passe com os cavalos sobre as plantas causando estragos e, consequentemente, prejuízos, já que o estágio de desenvolvimento atual da cultura é bastante delicado.
“Como uma grande parte do trecho da cavalgada é cascalhada, sem dúvidas alguns cavaleiros poderiam usar as lavouras para poupar os animais. Uma vez pisoteados ou esmagadas, a soja nesse estágio sofreria danos irreversíveis”, disse a comissão organizadora ao justificar o cancelamento da cavalgada. Cavaleiros e amazonas de diversas regiões do Paraná já tinham confirmado presença no evento.
O prefeito de Farol, Oclecio Menezes, concordou com o cancelamento, considerando o risco apontado pelos produtores rurais. Segundo ele, não seria prudente deixar de considerar a recomendação da comissão do evento, já que poderia causar transtornos e prejuízos.
“Nossa administração prima por manter as tradições e fomentar a cultura para nossa população, mas sem causar transtorno ou prejuízo a ninguém. Nesse momento há uma grande possibilidade de danificar a plantação de soja devido ao tamanho em que se encontra a lavoura. Desta forma, não há porque arriscar causar prejuízos aos nossos produtores que são os motores de nossa economia. Diante de tal risco, concordamos o cancelamento”, afirmou o gestor.
A diretora do Departamento de Cultura e membro da comissão do evento, Almeri de Azevedo, elogiou a decisão do prefeito, em acatar recomendação de adiamento do evento. “Isso demonstra a preocupação de um gestor que governa para o bem de toda a população, pois priorizou o princípio da equidade, entendendo que manter a tradição e fomentar a cultura é essencial, porém não nesse momento”, falou. De acordo com o município, uma nova data deverá ser anunciada para a Cavalgada.