Roncador promove seminário sobre manejo sanitário e qualidade do leite
O município de Roncador realiza nesta quarta-feira (28), um Seminário Municipal de Manejo Sanitário e da Qualidade do Leite. O evento, que acontece em parceria com a Emater e Adapar, será realizado na Câmara Municipal de Vereadores a partir das 9 horas.
Produtores de Roncador e Mato Rico são esperados para o seminário. Entre os temas discutidos no encontro, os participantes receberão palestra com o tema: Manejo Sanitário Animal – A consequência do final da vacinação contra Febre Aftosa, com a médica veterinária da Adapar de Campo Mourão, Claudia Gebara. Claudia vai falar o que acontece com o fim da vacinação da febre aftosa e quais as responsabilidades e benefícios aos produtores. A médica veterinária irá abordar ainda sobre a brucelose e tuberculose, quais são as medidas legais e a importância do seu controle.
Com relação à brucelose é importante fazer a vacinação em bezerras de 3 a 8 meses. Já sobre a tuberculose, o produtor deve fazer os exames no mínimo a cada seis meses para que o leite produzido pelo rebanho fique livre de contaminação. Os produtores têm que estar atentos a todas estas situações, orientou Messias Kalinoski, técnico em agropecuária da Emater de Roncador.
Ele disse que o fim da vacinação contra aftosa será um benefício a mais ao produtor. Apesar disso, com a medida está tendo mudanças nas regras da produção de leite o que afetará a atividade aos produtores e à própria indústria. Este seminário será importante para esclarecer estas situações, frisou Kalinoski
Os participantes receberão ainda outra palestra que abordará sobre as novas regras para a produção de leite de acordo com a Instrução Normativas IN-76 e IN-77, que definem critérios para o leite de qualidade e seguro ao consumidor. As regras englobam desde os equipamentos na propriedade até a chegada do produto na indústria. Quem vai falar sobre o tema é o médico veterinário Olímpio Batista Giovanelli, da Secretaria da Agricultura e Abastecimento.
Segundo a médica veterinária da Emater de Roncador, Carine Inês Bach Sharan, a atividade leiteira é praticada em cerca de 70% das propriedades familiares do município. A produção média diária é de 30 mil litros por dia. Tem uma participação muito importante na economia familiar do município, falou. Segundo ela, ou o pequeno produtor desenvolve a pecuária leiteira ou então a sericicultura (bicho da seda) no município.
Carine acrescentou que a Emater está sempre trabalhando em parceria com a prefeitura entre outros parceiros com o foco na fusão de tecnologias para aumentar a produção e melhorar a lucratividade do produtor, além de garantir produtos de qualidade e seguro aos consumidores.
Programação do evento
9 horas – Inscrição (pode ser feita na hora) e café da manhã com produtores da agroindústria;
10 horas – Palestra sobre o Manejo Animal e controle da Brucelose e Tuberculose com a médica veterinária Claudia Gebara, da Adapar, núcleo de Campo Mourão;
10h45 – Nova regras para produção de leite – Instrução Normativas IN76 e IN 77 – com o médico veterinário Olímpio Batista Giovanelli – Deagro