Chuvas atrasam trabalhos no cemitério de Campo Mourão e prazo para obras pode ser prorrogado
As chuvas constantes das últimas semanas acabaram prejudicando os trabalhos de obras e reformas em túmulos no cemitério São Judas Tadeu de Campo Mourão. Com isso, conforme a administradora do “Campo Santo”, Janete Iori, o prazo, que encerraria na próxima terça-feira (25), poderá ser prorrogado por pelo menos mais dois dias.
“Por causa do grande volume de chuva os trabalhos foram prejudicados. Por isso, provavelmente vamos prorrogar pelo menos dois dias para a população após o prazo final para finalizar os trabalhos”, falou.
O Dia de Finados é celebrado em 2 de novembro. O calendário oficial da prefeitura estipula como prazo final para construções e reformas de túmulos, dia 25 de outubro. Os serviços devem antes ser solicitados junto a administração do cemitério. De acordo com decreto vigente, serviços de pinturas e limpezas poderão ser realizadas até o dia 31 deste mês. Já no Dia de Finados fica proibida qualquer tipo de obra no local.
Janete lembrou que os responsáveis pelas obras têm a obrigação de recolher os entulhos e restos de materiais ao fim dos trabalhos. Ao solicitar autorização para a obra, o titular do lote já é orientado sobre a regra. “Se houver um grande volume de entulhos e necessitar de caçamba, cada um tem que locar a sua”, ressaltou.
Ela reforçou a orientação para que os visitantes não coloquem vasos ou flores que acumulem água nos túmulos e também que as embalagens de plástico sejam retiradas. Materiais que acumulam água podem servir de proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. “É importante que os vasos de flores sejam furados para a água escorrer e sem plásticos para evitar o acúmulo de água”, alertou.
A administradora informou que o tempo chuvoso atrasou também a preparação do cemitério para receber os visitantes no dia de Finados. Serviços como varrição, pinturas de meios fios e calçadas, por exemplo, estão a todo vapor agora com o tempo ensolarado. “Uma vez o cemitério todo limpo se chover na véspera de Finados, por exemplo, suja tudo novamente. Mas estamos trabalhando para deixar tudo certo para a data”, falou.
Comércio ambulante
O município também liberou vagas ao comércio ambulante no espaço do estacionamento externo do cemitério. Até terça-feira (18), 12 de 50 vagas ainda restavam para serem preenchidas. O prazo de recadastramento para comerciantes de anos anteriores foi de 4 a 14 de outubro e para novos, de 17 a 21 do mesmo mês. “Como sobraram vagas, qualquer pessoa que tiver interesse pode procurar a administração do cemitério para deixar tudo certo”, explicou Janete. Nas barracas do comércio ambulante não é permitida a comercialização de bebidas alcoólicas, produtos eletrônicos ou flores que acumulam água.
Para o Dia de Finados, mais de 20 mil pessoas deverão passar pelo “Campo Santo”. Aproximadamente 40 mil pessoas estão sepultadas no local, que conta com mais de 15 mil túmulos em uma área de 3,5 alqueires.
A administradora lembra que o estacionamento interno do cemitério, com capacidade para cerca de 30 veículos, será liberado apenas para pessoas com problemas de mobilidade. Além disso, uma equipe de funcionários da administração local estará de plantão para auxiliar quem precisar de ajuda na hora de localizar os túmulos.