Curitiba confirma mais quatro casos de varíola dos macacos
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou ontem que foram confirmados mais quatro casos de Monkeypox, a varíola dos macacos, no Paraná. Todos os novos casos foram identificados em Curitiba. Com isso, sobe para 267 o número de diagnósticos positivos da doença no Estado, com 132 casos suspeitos e nenhuma morte.
Para o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, é necessário manter um alerta permanente para a doença, mesmo que o número de casos esteja em queda no Estado. “Em caso de sintomas a orientação é procurar uma Unidade de Saúde e fazer a coleta do exame para diagnosticar a doença e tratar o mais rápido possível”, disse o secretário.
O que é Monkeypox
De acordo com estudo publicado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, “trata-se de uma doença viral em que a transmissão pode ocorrer por meio do contato com o animal ou com o humano infectado. A transmissão entre humanos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratória, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada”.
A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. “Os principais sintomas são febre e erupção cutânea, mas as pessoas também podem apresentar calafrios e inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço. A doença não tem, na maioria dos casos, consequências graves. No entanto, o melhor caminho é o esclarecimento e a prevenção”, afirma o estudo.