Há 60 anos ucranianos fundavam 1ª paróquia em Campo Mourão
A Paróquia Santíssima Trindade, do rito Ucraniano de Campo Mourão, está em festa neste domingo para comemorar os 60 anos de atividades no município. Ela foi fundada em março de 1959, tendo como primeiro padre Volvodymer Solomka. Atualmente são responsáveis pela paróquia os padres Mário Prechasniuk e João Karpovicz Sobrinho. Os dois ainda atendem as capelas em Araruna, Farol, Juranda, Mamborê, Colônia UPA e Maringá.
Em 1955 doou, uma quadra no centro da cidade foi doada pelo prefeito Roberto Brzezinski para a igreja ucraniana. Depois, parte do terreno foi cedida para as irmãs Servas de Maria Imaculada, para instalação da Escola Cristo Rei. Hoje são apenas três irmãs que prestam serviços à igreja, entre os quais a catequese, que também tem apoio de leigos. A estimativa dos padres é que cerca de 600 pessoas participam das celebrações e pelo menos 450 famílias fazem parte da paróquia, incluindo as cidades vizinhas.
Somos católicos, temos o Papa como chefe, só o bispo que é outro, explica o padre Mário. A paróquia é uma das 14 do Paraná que pertencem à Eparquia de Prudentópolis, administrada pelo bispo ucraniano. São duas eparquias no Paraná. Além de Prudentópolis, tem a de Curitiba, explica o padre.
Os vestuários e ícones no altar da igreja ucraniana são diferentes dos demais templos católicos. Apenas no sábado a missa é celebrada em com tradução em português. Aos domingos pela manhã a missa é cantada no dialeto ucraniano, mas sem instrumentos. Além dos ucranianos, também recebemos visitantes de outras paróquias da cidade e muitos noivos gostam de casar aqui, talvez porque a igreja é bonita e aconchegante, disse o padre Mário.
Neste domingo, durante a festa, a Câmara de Vereadores de Campo Mourão vai entregar uma Moção pelos 60 anos de fundação da paróquia. Também acontece no período da manhã, às 10h30, o lançamento do livro A saga da imigração Ucraniana em Campo Mourão e Região, de autoria da professora Maria Meskiw Melniski. O almoço será servido a partir das 11h30, regado a comidas típicas ucranianas, incluindo Perohê, três tipos de carnes, vários tipos de saladas, sobremesa, entre outros.