Como uma empresa consolidada pode aumentar as suas vendas?
Sim, é possível vender mais mesmo quando a empresa já é forte e consolidada no mercado. E lembrando que, quando se trata de investir no potencial do próprio negócio, é preciso olhar tanto para o lado de fora quanto o de dentro da empresa.
É preciso estar atento às necessidades de cada departamento, aos recursos que os mesmos possuem e verificar se os times se comunicam. A tecnologia empregada é importante, visto que uma estrutura Vtex io integrada amplia e facilita as vendas.
Também é importante sempre olhar para a satisfação dos clientes em cada processo de vendas, tanto com os procedimentos em si, quanto com os resultados do produto/serviço que adquirem.
Quanto mais satisfeitos os clientes estiverem, melhor para a empresa. A seguir, veja 8 dicas que ajudam a empresa a vender mais e se consolidar com mais força no mercado.
Departamentos entrosados
Uma empresa cujos departamentos estejam todos entrosados, é uma empresa que enfrenta o mercado coesa, forte, com um objetivo apenas: atingir as metas do semestre ou do ano.
É importante que todos departamentos se comuniquem, da gerência ao time de vendas, para que cada profissional tenha conhecimento de como pode ajudar ao outro time com seu trabalho e empenho.
Vendedores treinados
Uma equipe de vendas treinada é um time que sabe como abordar aos clientes, entendendo perfeitamente do modelo de negócios da empresa e sabendo como responder a todas as possíveis perguntas dos clientes em qualquer ocasião.
Treinamentos, suporte e cursos de capacitação profissional tornam o vendedor mais autônomo dentro da própria empresa e mais forte para enriquecer sua equipe.
Geração de Leads
Muitos vendedores são bons no momento da abordagem, mas podem perder boa parte das vendas por não saberem como chegar ao “tomadores de decisão”, aqueles profissionais que são os responsáveis por entender a proposta e aceitá-la disposto a assinar o contrato.
Para gerar leads, no entanto, é necessário que o vendedor busque dentro das empresas os devidos responsáveis pelo departamento de compra e marketing, bem como de outros recursos ou mesmo o RH, para tratar diretamente com quem “bate o martelo” ao definir o fornecedor.
É neste momento que a abordagem mais focada, rende mais resultados.
Vendedores Entrosados
Respeito, ética, amizade, companheirismo, devem estar presentes durante todo o momento perante todos os integrantes do time de vendas.
Um time onde um apoia ao outro e ajuda a quem sente qualquer dificuldade. Juntos, os resultados são compartilhados mais facilmente.
Juntos, todos progridem à medida que a empresa cresce e ganham projeção tanto dentro da empresa como fora dela, aos olhos das concorrentes.
Compreensão das necessidades dos clientes
Entender exatamente o que o cliente busca ou necessita é um diferencial para qualquer vendedor. Faz com que alguns minutos valham por horas de conversa desperdiçada sem qualquer contrato fechado.
Entendendo o que o cliente quer, valoriza-se mais o tempo e potencializa-se os resultados.
Otimização dos processos de venda
Existem estruturas tecnológicas completas que garantem mais agilidade nos negócios, no fechamento e pagamento das negociações e na elaboração de contratos.
Permitindo a comunicação integrada em todos os canais de vendas possíveis que a empresa possui.
Gerar valor ao cliente
O cliente não fecha apenas a contratação de um serviço.
Cada cliente fecha também algo mais, como a experiência de uso em torno do produto ou serviço adquirido, as facilidades de negociação e contratação, as vantagens em torno da marca e claro, o resultado tal como a satisfação que a empresa lhe confere.
Preparar a equipe sempre
A equipe precisa estar preparada para os bons momentos e maus momentos. Não se pode conquistar tudo o tempo todo. Contudo, é necessário foco no trabalho, empenho, dedicação e vontade de vencer.
Esse preparo é mais um fator que garante maiores e melhores resultados, aumentando as vendas da empresa.