Limpeza da pista avança, mas BR-376 segue fechada no Litoral
Um vídeo divulgado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com imagens aéreas do km 669 da BR-376, atingido por um deslizamento de terra na segunda-feira passada (28 de novembro), mostra que o trabalho de limpeza do asfalto e de contenção da encosta que ruiu avançou bastante nos últimos dias. Apesar disso, ainda não há previsão de liberação do tráfego na rodovia.
De acordo com a concessionária Arteris Litoral Sul, que administra o trecho pedagiado, foram colocadas barreiras de concreto na base da encosta do morro que deslizou. Isso permitiu bloquear a entrada de mais terra e sedimentos na pista, facilitando também o trabalho de limpeza e remoção das pedras, bem como a restauração do asfalto destruído pelo deslizamento.
“A concessionária segue com os trabalhos [de limpeza e recuperação] e análise contínua do trecho para averiguação da segurança. Não existe previsão de data para a liberação”, informou a PRF em comunicado.
De acordo com a Arteris, se o motorista precisar chegar ao Litoral do Estado ou a Santa Catarina, há opção de seguir rota da BR-116 (Curitiba) e via BR-470 (Santa Catarina). Rumo ao Litoral paranaense e a Santa Catarina também existe caminho pela BR-277, com restrição de horários para travessia de caminhões pelo ferry-boat.