123 estudantes fazem formatura pelo Proerd em Engenheiro Beltrão
Pelo menos 123 estudantes de 5º anos da Rede Municipal de Ensino de Engenheiro Beltrão fizeram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar do Paraná, nesta semana. O projeto funciona em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Dentre os formandos, nove alunos foram da Escola Girassol.
A solenidade, realizada no Salão Paroquial, contou com a presença de várias autoridades, entre elas o prefeito Júnior Garbim, o presidente da Câmara, Roberto Toshimitsu Moryia (Japa Gás) e demais vereadores, a secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Pereira, além dos demais secretários municipais, diretores das escolas, além da policial instrutora do curso aos alunos, soldado Ana Paula, da Polícia Militar de Cianorte.
Participou também interpretando a música “Campeão Vencedor”, o soldado Rai, de Cianorte, propiciando momentos emocionantes a todos. A cerimônia também foi prestigiada pelos pais e familiares dos alunos. A formatura do Proerd teve ainda a premiação de uma bicicleta para a estudante Isabela Alher Cruz Alves, da Escola Maria Medeiros, vencedora do concurso de Redação do programa. Outras duas bicicletas foram sorteadas entre os alunos presentes.
O objetivo do programa, ministrado no último trimestre, é preparar os alunos para fazerem escolhas seguras e responsáveis na autocondução de suas vidas, de forma que consigam utilizar as estratégias mais adequadas para resistir à oferta de ilícitos e do uso da violência. O prefeito Júnior Garbim destacou a importância do Proerd, o trabalho desempenhado pela secretária de Educação à frente da pasta e o empenho da Polícia Militar na aplicação do programa.
“Uma noite memorável e de alegria para as crianças, seus pais, assim como a todos nós. Quero agradecer a presença de todos, das autoridades e o exímio trabalho da secretária de Educação, que tem conseguido harmonizar a educação”, declarou o prefeito, ao destacar ainda o trabalho da Polícia Militar. “Percebo o respeito e o carinho das crianças com a instrutora Ana Paula, que por três meses esteve ministrando esse programa maravilhoso às nossas crianças. Uma grande responsabilidade orientando as crianças a se manterem longe das drogas e de situações de violência. Agora cabe aos pais continuarem com esse cuidado junto a seus filhos”, complementou.
A secretária Rita de Cássia também falou sobre a importância do programa. “O Proerd é muito importante para a formação de nossos alunos. Prevenção contra violência e drogas, esse é o maior objetivo das aulas ministradas nas turmas de 5° Ano. Agradeço a Policial Ana Paula pelo carinho e empenho com nossos alunos”, afirma Rita de Cássia.