IDR e Colégio Agrícola de Campo Mourão promovem evento técnico sobre produção sustentável de grãos
O Instituto do Desenvolvimento do Paraná (IDR-PR), núcleo de Campo Mourão, promoveu em parceria com o Colégio Agrícola do município, um ‘giro técnico’ sobre a soja. Foram abordados temas importantes para a produção sustentável de grãos, como: Manejo de Solos e Água, Manejo Integrado de Pragas (MIP), Manejo Integrado de Doenças (MID), Inoculação e Coinoculação de Sementes da Soja e Tecnologia de Aplicação (TA).
O encontro reuniu cerca de 120 participantes no Colégio Agrícola entre produtores rurais, estudantes, professores e profissionais da área. “Os participantes tiveram a oportunidade de atualizar seus conhecimentos e debater os temas abordados diretamente com pesquisadores da Embrapa Soja de Londrina, extensionistas do IDR-Paraná e profissionais da iniciativa privada”, destacou o extensionista do IDR-Paraná de Campo Mourão, Eliezer Tierling.
Pela Embrapa Soja, a doutora em fitopatologia, Claudine Dinali Santos Seixas, falou sobre o manejo do complexo de doenças da soja, apresentando dados técnicos e validados em campo na repetição de vários anos. Segundo ela, o uso racional de fungicidas ‘vai muito além de gerar economia nos custos da lavoura, mas reduz também a possibilidade de resistência das doenças às moléculas utilizadas e diminui os riscos ambientais do uso de produtos químicos’. Ela falou também sobre a importância dos coletores de esporos distribuídos por todas as regiões do Paraná, instrumento utilizado para detectar a presença de esporos causadores da ferrugem da soja, que podem ser acompanhados no site “Alerta Ferrugem”, do IDR-Paraná
Sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP), o entomologista do IDR-Paraná, Emerson Crivelaro, frisou sobre o nível de desfolha e quantidade de lagartas na cultura da soja que não causam dano econômico, fazendo com que o produtor preserve os ‘predadores naturais’ das pragas, reduzindo custos de produção. “O mesmo raciocínio vale para os percevejos, sendo hoje os principais insetos pragas da cultura da soja. Os resultados do trabalho de MIP das últimas nove safras tiveram redução média de 50% no número de aplicações de inseticidas”, informou.
Inoculação e Coinoculação
Já o pesquisador, doutor André Mateus Prando, falou sobre inoculação e coinoculação da soja, abordando as vantagens e ganhos de produção utilizando desta tecnologia desenvolvida pela Embrapa. “No Brasil não é necessário a adubação nitrogenada na cultura, por conta das bactérias fixadoras de nitrogênio introduzidas através da inoculação das mesmas na semente. Já em outros países de clima temperado, há a necessidade de adubação nitrogenada, elevando os custos de produção da cultura”, ressaltou.
Sobre o manejo e conservação de solos e águas, o técnico do IDR-Paraná, Luiz Henrique Oliveira Souza, destacou as vantagens da rotação de culturas nos Sistema de Plantio Direto (SPD). Ele apresentou dados do projeto Ações Integradas de Solo e Água (AISA ), realizado em parceria entre IDR-Paraná e a Itaipu. O destaque foi para a taxa de infiltração estável da água no solo.
“Parâmetro este avaliado com um simulador de chuva e que mostra o nível de manejo do solo do produtor: boas taxas de infiltração indicam maior resistência aos processos erosivos, maior tolerância aos períodos de estiagem, melhor fertilidade e maiores ganhos de produtividade na lavoura. Muitos produtores têm uma taxa de infiltração muito baixa em suas lavouras, o que só poderá ser resolvido com a adoção da rotação de culturas. Com a diversificação de espécies no sistema e a manutenção da palha na cobertura do solo, há melhora significativa nas taxas de infiltração”, afirmou.
Ainda durante o encontro, a startup de Campo Mourão, Agroflux, apresentou seu equipamento de aferição das pontas de pulverização, o Fluxin. “A inspeção periódica de pulverizadores é fundamental para garantir a uniformização na aplicação dos produtos químicos, acertando o alvo com eficiência, sejam pragas, doenças ou plantas daninhas e reduzindo processos de deriva e contaminação ambiental”, destacaram os representantes da startup.