Diocese de Campo Mourão promove ciclo de estudos sobre políticas públicas
Durante três quintas-feiras, a partir deste dia 5 de setembro, a diocese de Campo Mourão vai realizar um ciclo de estudos sobre Políticas Públicas a luz da Doutrina Social da Igreja. O assunto faz parte da proposta da Campanha da Fraternidade, que este ano tem como tema Fraternidade e Políticas Públicas.
O objetivo é apresentar um conjunto de materiais para estudo e reflexão, sobre os quais o ensinamento social cristão serve de base a um diálogo voltado para a construção do bem comum e de uma sociedade justa e fraterna, explica o material de divulgação da diocese.
Os encontros, que serão realizados no Santuário Nossa Senhora Aparecida (Vila Urupês), foram preparados levando em conta a atuação do leigo em relação à Campanha da Fraternidade de 2019, com o apoio do bispo Dom Bruno Versari e coordenação do padre Gaspar Gonçalves. Uma Comissão diocesana foi criada para auxiliar um aprofundamento dos materiais oficiais das campanhas, numa perspectiva plural, que contemple a interlocução com diferentes posições vividas no Brasil e na Igreja, ressalta o padre Gaspar.
Na abertura do estudo desta quinta-feira, dia 5, das 19h15 às 21h30, a abordagem será Políticas Públicas de Estado. O convidado é o secretário municipal de Fazenda e Administração de Campo Mourão, Aldecyr Roberto Silva. A outra convidada é a assistente social Ivone Magione, que vai discorrer sobre Políticas Públicas de Assistência Social.
O próximo encontro será dia 19 de setembro, no mesmo horário, com abordagens sobre Saúde (com o chefe da 11ª Regional, Eurivelton Siqueira) Educação (professor Aníbal Tapparo) e Meio Ambiente, com Ricardo Jesus, técnico do escritório Regional do IAP de Campo Mourão.
O encerramento será no dia 26 de setembro, com as abordagens envolvendo políticas públicas em Segurança (com o advogado Andrey Lagnani), Acessibilidade (Jacqueline Gaspar Teixeira, da Secretaria de Planejamento) e Democracia, com o empresário e ex-vereador Pedro Nespolo.