Programa CastraPet inicia na região com castrações em Iretama no próximo dia 20
O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), do Governo do Estado, já foi retomado neste ano. Na região da Comcam, o primeiro município a ser atendido será Iretama, no próximo dia 20 deste mês com a castração gratuita de cães e gatos. A ação vai beneficiar cerca de 80 animais. As famílias devem procurar a prefeitura para inscrição.
Em 2022, 20 dos 25 municípios da Comcam foram atendidos pelo programa. Um investimento de mais de R$ 575 mil. Foram feitas no período 2.503 castrações. O CatraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com os municípios, responsáveis pela identificação dos tutores beneficiados.
O programa tem como objetivo o controle da população de rua de cães e gatos, abandonados em razão das ninhadas indesejadas, e na prevenção das zoonoses. Está inserido no contexto da política de saúde única, voltada para o equilíbrio entre meio ambiente, homem e animal.
Esta é a primeira fase do programa, neste ano, que contemplará 29 cidades. Os recursos investidos são do Fundo Estadual do Meio Ambiente ou de emendas parlamentares. As cirurgias são gratuitas para a população e, além da castração, os tutores recebem medicação para o pós-operatório, carteirinha de vacinação e orientação para o bem-estar animal.
O projeto que começou em 2019 vai além do procedimento de esterilização. Durante a ação, as equipes de veterinários e assessores da Sedest fazem um trabalho de conscientização da população sobre a importância da castração, vacinação, desvermifugação na saúde dos animais e das visitas periódicas ao veterinário, bem como sobre guarda responsável.
Desenvolvido no início do primeiro mandato do governador Ratinho Junior, até dezembro de 2022 o CastraPet Paraná atendeu 57,5 mil pets. O investimento desde o início do programa até março deste ano somará R$ 15,8 milhões.
Requisitos
De acordo com o programa, são atendidos os animais de propriedade de famílias que participem de algum programa Social, ou seja, pessoas carentes; aposentados que recebam até dois salários mínimos; trabalhadores que recebam até dois salários mínimos.
Animais de rua também podem ser castrados. Mas para isso voluntários devem se cadastrar para ajudar a cuidar dos procedimentos pré e pós operatórios. Para se inscrever é preciso apresentar RG e CPF; comprovante de endereço; comprovante de inscrição em programa social do Governo, quando for família carente e comprovante de rendimento.