Empresa inicia trabalhos de obra de duplicação da entrada de Campo Mourão

Conforme anunciado em dezembro, à TRIBUNA, pelo sócio-proprietário da Itaipu Engenharia, Marcelo Vandrami Marques, os trabalhos das obras de duplicação da entrada de Campo Mourão – rodovias PR-317 e PR-840 para quem chega de Maringá- iniciaram nessa terça-feira (10) pela empreiteira.

O engenheiro civil Marcos Felipe Fornazari, responsável pela obra, informou que está sendo feito neste primeiro momento os trabalhos de limpeza e supressão da camada vegetação do solo. “Os projetos se encontram em fase de aprovação. Está dentro do prazo estimado, que encerra em fevereiro”, falou ele.

O engenheiro informou que a empresa já iniciou os trabalhos de limpeza entre outros serviços preliminares, para que tão logo que seja aprovado o projeto, esta fase de limpeza do terreno já esteja adiantada. “O início desta obra era um compromisso da Itaipu Engenharia com o DER, com Campo Mourão e com toda a população”, falou ele.

O engenheiro ressaltou que a licitação foi realizada na modalidade Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), que fornece apenas a elaboração do projeto básico. “Ou seja, o projeto final executivo de engenharia foi elaborado por nós”, frisou. O projeto está na fase final de aprovação pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR).
O resultado final da licitação pelo DER, após análise de recursos foi publicado no diário oficial do Estado em junho de 2022, o Consórcio Itaipu – Conspel, formado pelas empresas Itaipu Engenharia Ltda. e Conspel – Consultoria e Projetos de Engenharia Ltda., com a proposta de preço corrigida e negociada com a comissão de julgamento do DER, no valor de R$ 39.799.999,62.

O prazo para execução da obra é de 630 dias. Os primeiros 180 dias (6 meses) são para elaboração dos projetos e 450 dias para a obra de duplicação. “É uma obra que apesar de toda sua complexidade será rápida. A partir de fevereiro temos 15 meses para executar toda ela”, observou Fornazari.

As obras terão início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e seguirão até o entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes, em uma extensão de 3,7 quilômetros, que inclui também a PR-840. Serão duas faixas novas de 3,6 metros cada uma, com acostamento externo de 2,5 metros, e separadas das pistas existentes por barreiras de concreto New Jersey.

Serão implantadas ainda novas vias marginais, com duas faixas em cada sentido e largura variando de acordo com a disponibilidade da faixa de domínio, separadas da pista central por canteiros. Estão previstas três interseções em nível (rotatórias), sendo uma entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, outra no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão e a terceira no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.

A obra será história para Campo Mourão. Contempla também serviços de drenagem e obras de arte correntes, como bueiros simples tubulares de concreto, drenos, sarjetas, boca de lobo, poços de visita, entrada e descida d’água; iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W; sinalização horizontal, sinalização vertical, defensas simples, pórticos, semi-pórticos, tachas e tachões refletivos; calçada para pedestres e ciclovia. O anteprojeto de engenharia, um pré-requisito do RDCi, foi doado pela prefeitura da cidade e atualizado pelo DER para ser utilizado na elaboração do edital.

“Deste trecho total de 3,7 quilômetros, 2,7 km serão de duplicação e implantação de vias marginais e restauração da rodovia entre o trevo da Perimetral até o entroncamento Avenida Norberto Marcondes”, observou o engenheiro da Itaipu. Ele disse ainda que além de melhorar ‘muito o fluxo de veículos’, o investimento vai gerar mais segurança a pedestres e ciclistas. “Vai mudar o perfil da entrada da cidade. Temos muito orgulho de estar participando desta obra que vai ficar para a história da nossa cidade”, ressaltou Fornazari.