Família de Luiziana faz ação entre amigos para compra de medicamento de criança com diabetes

O garotinho Crystian Rafael, de 8 anos, morador de Luiziana, permaneceu 12 dias internado em um leito de UTI após ser diagnosticado com diabetes tipo 1. A criança agora se tornou dependente do uso de insulina durante toda sua vida e a família não tem condições de adquirir a medicação.

A família encaminhou pedido por meio do SUS para receber a medicação gratuita. Porém, o trâmite do processo pode levar até três meses. Como a criança não pode ficar sem o remédio, a família está fazendo uma ação entre amigos com a venda de rifas para arrecadar dinheiro e manter o tratamento da criança até que a insulina seja fornecida pelo Sistema Único de Saúde. Para se ter ideia, cada cartela do medicamento custa R$ 110,00, e é suficiente apenas para três dias.

A ação entre amigos oferece 18 prêmios, todos doados por comerciantes e amigos. A cartela custa R$ 5,00 e pode ser adquirida pelos telefones (44) 9 9826-7233, ou 9 9885-6876. Interessados podem também ajudar com doações em dinheiro por Pix basta entrar em contato pelos mesmos telefones.

A doença

A diabetes tipo 1 é uma doença que gera desequilíbrio entre insulina e açúcar no organismo do paciente. Esse tipo de diabetes é considerado uma doença autoimune, pois o organismo estimula o sistema imunológico a destruir suas próprias células do pâncreas, e dessa forma o órgão não consegue produzir insulina, hormônio responsável por metabolizar açúcares.

Sem insulina, a glicose, fonte de energia para as atividades do organismo, não entra nas células e se acumula na corrente sanguínea, causando hiperglicemia. O excesso provoca consequências em diversos órgãos, aumentando o risco de uma série de eventos graves, como infarto, AVC, doenças renais e neuropatia (distúrbio que afeta os nervos periféricos – nervos localizados fora do sistema nervoso central).

Com informações do Luiziana Notícias.