Com mais de 9 mil votos na Comcam, Alexandre Khury ouve demandas da região
Deputado mais votado do Paraná nas últimas eleições, com 237 mil votos, Alexandre Maranhão Khury (PSD) esteve hoje na cidade, participando de uma reunião na Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Político municipalista, ele ouviu as demandas dos prefeitos para levá-las até o governo. “Sempre fui assim. O objetivo é ficar a par das dificuldades e reivindicações destes municípios para resolvê-los”, explicou.
Nascido em Curitiba, em 1979, ele já foi vereador da capital e chegou a deputado ainda aos 22 anos de idade. Hoje, aos 43, foi eleito à Assembleia Legislativa do estado nas últimas cinco eleições, sempre aumentando o índice de votos. Somente na Comcam, em 2022, recebeu das urnas 9354 votos. Acabou mais votado em Corumbataí do Sul, Farol, Fênix e Campina da Lagoa. Esta é a explicação para ouvir os prefeitos.
Entre os assuntos do encontro, ele destacou investimentos de R$450 milhões na futura duplicação da rodovia que liga Guarapuava a Pitanga. Obra que influencia diretamente aos interesses da região, principalmente, em virtude do escoamento da safra até o Porto de Paranaguá.
Khury também ensejou sobre o novo pedágio, a ser licitado ainda este ano. “Junto ao governador, escolhemos um novo modelo, com mais obras e menos custoso ao bolso da população”, disse. E também sobre investimentos da Itaipu Binacional, que se estendem pelo estado.
Violência nas estradas
O deputado falou sobre a onda de assaltos a ônibus nas estradas. Conhecidas como “Piratas do Asfalto”, quadrilhas fortemente armadas vêm atuando, principalmente, na região de Campo Mourão. Para ele, ainda existe um déficit enorme aos quadros da Polícia Militar. O que está sendo resolvido com a formação de novos policiais. “E também não existem mais comarcas do Paraná sem delegados da Polícia Civil”, afirmou. Segundo ele, a situação preocupa. Mas será resolvida o quanto antes.
Outra demanda da região é sobre a consolidação do lendário Caminho do Peabiru. Importante rota indígena – que liga o Atlântico ao Pacífico -, o projeto pode vir a ser o que é hoje, o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Uma vez concluído, será uma grande atração turística, não só à região de Campo Mourão, como ao Paraná e ao Brasil. “O governo do estado resgatou a Secretaria de Turismo, principalmente, com o deputado Márcio Nunes. Estamos no momento certo para avançar no projeto”, afirmou.
Alexandre Khury é neto do deputado Anibal Khury. Aos 16 anos, já o acompanhava como seu assessor. Apaixonado por futebol, torce para o Athletico Paranaense. O envolvimento da família com o Paraná é uma grande e antiga história. Ele vem se destacando nas últimas duas décadas como uma das novas e mais atuantes lideranças do Estado. E, por esta razão, se as eleições a governador fossem hoje, possivelmente, seria um dos principais candidatos.
Histórico
Em 2000, se elegeu vereador de Curitiba – à época o mais jovem entre as capitais do Brasil. Não tardou e, em 2002, assumiu uma cadeira no legislativo estadual com mais de 44 mil votos. Reeleito em 2006, Alexandre foi, pela primeira vez na sua trajetória política, o deputado estadual mais votado do Paraná, ultrapassando os 130 mil votos. O resultado foi o reconhecimento da população pelo seu trabalho municipalista, em especial nas regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Com o trabalho parlamentar voltado às menores cidades do Estado, em 2010, repetiu a votação expressiva de quatro anos atrás e foi reconduzido com mais de 134 mil votos, tornando-se, pela segunda vez, o deputado estadual com maior votação.
Atuando com destaque nas áreas da saúde, educação, esporte e infraestrutura, com o objetivo de levar mais qualidade de vida à população, passou dos 114 mil votos em 2014 – alcançando as urnas de 150 municípios paranaenses.
Nos quatro anos seguintes, prosseguiu com seu trabalho resolutivo em prol das famílias – sempre em cooperação com o Governo do Estado – e superou, em 2018, a marca dos 147 mil votos, se reelegendo para seu quinto mandato.
Nas últimas eleições, fez uma votação histórica. Recebeu mais de 237 mil votos de confiança da população paranaense. Pela terceira vez, foi o mais votado do Estado. Ficou ainda entre os dez deputados estaduais mais votados do país. Atualmente, pertence ao Partido Social Democrático (PSD) e exerce o cargo de primeiro-secretário da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa do Paraná.