Xaxixão começa a ser demolido. Em 60 dias, deve estar em outro local
O quiosque do velho e bom Xaxixão Lanches começou a ser desmanchado hoje. Com as atividades encerradas no último dia 12, o empresário Juvenal Pedroso abrirá o novo espaço em dois meses, assim que encontrar um outro local. A mudança acontece em acordo com a prefeitura, principalmente, em razão das reformas da praça do Fórum.
Ainda no começo do ano, após anunciar o encerramento, o Xaxixão Lanches ganhou mais 48 dias de “sobrevivência”. Comovidas pela história do local, prefeitura e a empreiteira da futura obra permitiram os trabalhos até o último domingo. E as notícias de que a casa de lanches mais tradicional da cidade fecharia, levou uma multidão ao local.
Naquela noite, Juvenal não sabia que a casa iria lotar. Foram muitas fotos com a clientela, na rua, nas mesas e, até no interior de sua cozinha. Amigos de longa data compareceram. Era tanta gente que pessoas levaram as próprias cadeiras. Um drone apareceu. Foi tanta gente que a cerveja acabou. Os ingredientes de alguns lanches também esgotaram. Mas, mesmo a demora na entrega dos produtos foi relevada. É que havia um motivo a mais em ali estar: recordar. Então, esperar ficou em segundo plano.
Agora, Juvenal pretende descansar por 60 dias. Esse também será o tempo até reabrir o Xaxixão em outro lugar, provisoriamente. É que, segundo ele, assim que a reforma da praça for concluída, pretende concorrer à licitação dos novos quiosques ali instalados. “Agora vou descansar um pouco. Mas em breve voltaremos a atender nossos clientes”, disse.
Local histórico
Em Campo Mourão, certamente, não há uma só pessoa que não conheça Juvenal. Afinal, ele é o “botequeiro” mais antigo da cidade. Instalado na praça do fórum desde 74, começou a vender lanches ainda em 72, em frente à casa do Bispo. A chegada à praça aconteceu quando ainda trabalhava dentro de um trailer. Somente anos depois construiu a estrutura atual. E, de lanche em lanche, educou e formou a prole.